keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Grupo da Univali faz sensibilização alusiva ao Dia Mundial do AVC

Abordagens ocorrem entre os dias 23 e 27, em instituições públicas da região e na Universidade

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como “derrame” é a principal causa de incapacidade no mundo. Com objetivo de conscientizar para prevenção e alertar para a importância do tratamento e da reabilitação, um grupo de professores e acadêmicos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), por meio do projeto de extensão Assessoria na Construção da Rede de Apoio para Afásicos de Itajaí junto com a Associação de Afásicos de Itajaí e Região (AAfas), realiza entre os dias 23 e 27 de outubro, abordagens de sensibilização na Universidade e em instituições públicas da região. 

A ação é alusiva ao Dia Mundial do AVC – 29 de outubro, e envolverá alunos e professores da saúde, profissionais e pacientes. Nos dias 23 e 25, das 13h30 às 18h, as atividades ocorrem no bloco F da Univali, Campus Itajaí.  Já na tarde do dia 24, um grupo estará na Unidade Básica de Saúde da Praia Brava, em Itajaí. No mesmo dia (24), das 13h30 às 18h, uma outra equipe fará as abordagens no Hospital e Maternidade Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. Nos dias 25 e 26, das 19h às 22h, e no dia 27, das 8h às 12h, serão mediadas rodas de conversa sobre o assunto, no bloco F da Univali. No dia 26, das 13h30 às 18h, haverá ação na Câmara de Vereadores de Itajaí.

De acordo com o Ministério da Saúde, a cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano. A professora Deise Baixo Duarte Furtado, do curso de Fonoaudiologia, coordenadora do projeto de extensão que assessora e dá apoio aos afásicos da região, comenta que o derrame causa mudanças imediatas e muitas vezes devastadoras na vida dos acometidos e das pessoas próximas a eles. “Mesmo assim, ainda é uma doença negligenciada por muitos”, alerta.

Sobre a doença

O AVC ocorre quando uma obstrução nas artérias interrompe ou reduz o fornecimento de sangue para o cérebro, causando lesões temporárias ou permanentes. O acidente ainda é bastante confundido com outros problemas de saúde, por isso, é fundamental identificar corretamente os sinais e buscar imediatamente atendimento médico. Deve-se ficar atento ao início súbito de: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna; confusão, alteração da fala ou na compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente.

Apoio a afásicos da região

A afasia é um distúrbio de linguagem causado por acidente vascular, traumatismo craniano, meningite, entre outras ocorrências que lesionam o cérebro. Para fortalecer a rede de apoio de afásicos de Itajaí e região, a Univali criou um projeto de extensão, que acolhe e orienta pacientes e cuidadores, com encontros semanais e gratuitos.

 

Os interessados devem entrar em contato com a Clínica de Fonoaudiologia da Univali, pelo telefone (47) 3341-7692, para agendar um horário de acolhimento. No primeiro contato a equipe apresenta as atividades do projeto e realiza uma breve avaliação para conhecer o participante. Não é necessário encaminhamento médico, e tanto a triagem quanto as atividades são ofertadas de forma gratuita.

Assista ao vídeo sobre o projeto em https://youtu.be/x_Y1cYGHhxM

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Economia

Empresa alemã inaugura fábrica de R$ 100 milhões em Santa Catarina

A nova unidade conta com um espaço industrial de 5,7 mil metros quadrados e um bloco administrativo de 1,8 mil metros quadrados