A madrugada desta quarta-feira (2) foi marcada por fortes chuvas, ventos intensos e queda de granizo em várias regiões da Serra Catarinense. Cidades como Lages, Bom Retiro e Painel continuam enfrentando chuvas intensas, enquanto em Bocaina do Sul, Urubici e Rio Rufino, o granizo causou danos significativos a residências.
Em Lages, a situação é crítica, com alagamentos em áreas como a Avenida Belisário Ramos, onde o Rio Carahá transbordou, dificultando o tráfego. Motoristas que precisam passar pela região enfrentam o risco de aquaplanagem, e a Defesa Civil local emitiu um alerta para que os moradores, especialmente das áreas ribeirinhas como os bairros Ipiranga, Passo Fundo e Habitação, fiquem atentos à rápida elevação do nível do rio.
Segundo o Secretário Executivo da Defesa Civil de Lages, Anildo Antunes, já foram registrados 62 milímetros de chuva nas últimas horas, e quatro casas foram destelhadas pelos fortes ventos. Antunes destacou a importância de que moradores em áreas de risco se mantenham vigilantes quanto a possíveis deslizamentos e acionem a Defesa Civil em caso de sinais como estalos nas estruturas ou movimentação de terra.
Cerca de 4.486 residências estão sem energia elétrica na Serra Catarinense. Em Bocaina do Sul, aproximadamente 93% do município foi afetado pela interrupção no fornecimento de energia. A Celesc recomenda que os moradores das áreas atingidas pela chuva e sem energia entrem em contato pelo telefone de emergência 0800 048 0196.
As chuvas devem continuar até o fim do dia, mas a tendência é que a intensidade diminua a partir de quinta-feira (3). Apesar disso, o frio deve voltar à região ao longo da semana, com temperaturas mais baixas durante a noite.
A Defesa Civil de Lages segue monitorando a situação e novas atualizações serão divulgadas ao longo do dia.
Contato de emergência da Defesa Civil:
- (49) 3019-7479
- (49) 3019-7477
- (49) 98436-1702
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.