keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Governo interdita cultivo de moluscos em Balneário Camboriú

É proibido retirar e comercializar moluscos bivalves destas localidades

X
Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Visor Notícias

A Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anunciou a interdição dos cultivos de ostras, mexilhões, vieiras e berbigões das localidades de Laranjeiras e Barra, em Balneário Camboriú. É proibido retirar e comercializar moluscos bivalves destas localidades.

Desde o dia 6 de agosto, algumas áreas de cultivos de moluscos bivalves vêm sendo interditadas devido à presença de ficotoxina Ácido Okadaico – também conhecida como toxina diarreica – acima dos limites permitidos. Quando consumida, essa substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

A Secretaria da Agricultura mantém ainda a interdição nas localidades de Praia Alegre e Armação do Itapocorói, em Penha; Perequê, Ilha João da Cunha e Araça, no município de Porto Belo.

Monitoramento constante

A Cidasc intensificou as coletas para monitoramento das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição. Os locais de produção interditados serão liberados após dois resultados consecutivos demonstrando que os moluscos estão aptos para o consumo.

Santa Catarina é o único do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.

Maricultura em Santa Catarina

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 39 áreas de produção em 11 municípios do Litoral. O setor gera mais de 1.900 empregos diretos e a produção gira em torno de 13 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras.

Cidades

Morador de Camboriú desaparecido é encontrado morto

Geisel desapareceu na cidade de Camboriú quando saiu de casa na manhã de sexta

Cidades

Avenida Panorâmica de Balneário Camboriú será entregue neste domingo (20)

Uma solenidade de liberação da nova Avenida Panorâmica para o trânsito será realizada no domingo (20), por volta das 10h30

Cidades

Motociclista morre em acidente em Tijucas

Os socorristas do SAMU e Corpo de Bombeiros tentaram reanimar o motoqueiro sem sucesso

Cidades

Ferramenta em SC permite consulta de valores repassados do governo para hospitais

Ferramenta pode ser acessada no site Coronavírus do Governo do Estado

Mais notícias