keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Governo entrega equipamentos para novos leitos de UTI em Lages, Araranguá e Chapecó

O Governo do Estado realiza desde o início da manhã desta terça-feira, 28, mais uma operação para entrega de equipamentos que serão utilizados para ampliação do número de leitos de UTI em três municípios catarinenses: Araranguá, Lages e Chapecó.

Na ação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Defesa Civil e escolta da Polícia Militar, os equipamentos foram levados do centro de distribuição da SES, na Grande Florianópolis, às três regiões. Foram entregues mais 10 monitores multiparâmetros e 10 ventiladores pulmonares adquiridos da WEG ao Hospital Regional de Araranguá, unidade hospitalar da SES administrada pelo Instituto Maria Schmitt.

Outro lote com 10 respiradores pulmonares e 10 monitores foi levado ao Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages. A unidade está contratando profissionais para trabalhar em UTI e agora irá conseguir a ampliação de mais 10 leitos para atendimento à população serrana.  A operação finaliza os trabalhos na cidade de Chapecó, com a entrega de 10 respiradores WEG e três monitores multiparâmetros, doados pelo Ministério da Saúde, ao Hospital Regional do Oeste.

O secretário de Estado da Saúde André, Motta Ribeiro, lembra que as UTIs não se configuram como a “última etapa” do combate à pandemia e acrescenta que as medidas de prevenção precisam ser reforçadas. “Estamos empenhados na criação dos leitos e no fornecimento de suporte à nossa rede hospitalar. Entretanto, na outra ponta temos o cidadão, que precisa ampliar seus cuidados, seguir as recomendações justamente para que não precisemos utilizar os leitos de UTI”, completou.

Com a operação desta terça-feira, a SES já contabiliza em dois dias a entrega de equipamentos para abertura de 50 novos leitos de UTI.  Desde o início da pandemia, o Governo de Santa Catarina já criou 616 leitos para atender pacientes graves com coronavírus. Destes, foram habilitados pelo Ministério da Saúde (MS), até o momento, 570 leitos e 46 aguardam aprovação. O número representa quase o dobro da estrutura existente no estado antes da pandemia.

Além dos leitos de UTI, foram criados 30 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar, considerada uma estratégia complementar à oferta de ampliação de leitos. Esses aguardam habilitação no MS.

Cidades

Morador de Camboriú desaparecido é encontrado morto

Geisel desapareceu na cidade de Camboriú quando saiu de casa na manhã de sexta

Cidades

Avenida Panorâmica de Balneário Camboriú será entregue neste domingo (20)

Uma solenidade de liberação da nova Avenida Panorâmica para o trânsito será realizada no domingo (20), por volta das 10h30

Cidades

Motociclista morre em acidente em Tijucas

Os socorristas do SAMU e Corpo de Bombeiros tentaram reanimar o motoqueiro sem sucesso

Cidades

Ferramenta em SC permite consulta de valores repassados do governo para hospitais

Ferramenta pode ser acessada no site Coronavírus do Governo do Estado

Mais notícias