keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Governo do Estado recebe delegação da União Europeia para ampliar relações comerciais

Participaram representantes de consulados, embaixadas e escritórios comerciais de países como Alemanha, Croácia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Polônia, Países Baixos, Romênia e Suécia.

Lideranças da União Europeia estão em Santa Catarina para tratar de atuais e de novas parcerias comerciais entre o Estado e os países do bloco internacional. Na tarde desta terça-feira, 12, o governador Raimundo Colombo recebeu a delegação na sede da SC Parcerias, no Centro Administrativo, em Florianópolis. Participaram representantes de consulados, embaixadas e escritórios comerciais de países como Alemanha, Croácia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Polônia, Países Baixos, Romênia e Suécia.

“A visita de tantos países, representando a comunidade econômica da Europa, para trocar experiências e avaliar no que conseguimos avançar, representa uma grande oportunidade de desenvolvimento. Com isso conseguimos produzir mais para vender mais lá fora, gerando empregos e melhorando a economia catarinense. É uma bela oportunidade e nós estamos aproveitando ao máximo. Os resultados são sempre expressivos. Não tenho dúvidas de que as ações que estamos desenvolvendo aqui vão beneficiar a economia de Santa Catarina de uma forma especial”, destacou o governador Colombo.

O secretário executivo de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, fez uma apresentação ressaltando a força econômica de Santa Catarina, lembrando que embora o Estado tenha pouco mais de 1% do território brasileiro e 3% da população nacional, tem o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) do país. Ele destacou também a boa distribuição demográfica do Estado, o que fortalece o desenvolvimento das diferentes regiões catarinenses com suas respectivas vocações. O ambiente de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do Estado foi apresentado pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Luiz Gargioni.

Também presente no encontro na sede da SC Parcerias, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Corte, lembrou a tradição da parceria comercial entre o Estado e a união europeia. “Esse encontro é muito importante para não só consolidar a posição que nós temos hoje, como também para ampliar as nossas relações comerciais. Entre nossos objetivos, estão aumentar a exportação de produtos com maior intensidade tecnológica e também atrair investimentos. As negociações sempre são longas, mas estamos indo bem”, avaliou.

Segundo dados da Fiesc, em relação às exportações, 17% das vendas externas catarinenses vão para a União Europeia, principal destino dos produtos do Estado, com um fluxo de US$ 1,3 bilhão em 2016. No mesmo período, Santa Catarina importou US$ 1,8 bilhão do bloco, o segundo principal fornecedor do Estado, atrás apenas da China.

Geral

Destilaria de Santa Catarina conquista medalha de prata em importante concurso internacional

A bebida foi lançada em 2015, dois anos após a Destilaria Kalvelage estrear no mercado de bebidas brasileiro

Geral

Defesa Civil alerta para mar agitado com ondas de até 3m em todo o Litoral Catarinense

O risco para ocorrências associadas à agitação marítima e ressaca é moderado ao longo de toda a costa de Santa Catarina

Geral

Alerta! Choque entre frente fria e onda de calor deve causar temporais com alagamentos, deslizamentos e enxurradas em SC

Por conta do calor e umidade presentes no Estado, há condições para temporais, com acumulados altos de chuva em curto espaço de tempo

Geral

IMA realiza mais de 480 audiências de conciliação e conquista êxito em 80% dos acordos

Programa atua diretamente na conclusão dos processos referentes a autos de infração

Geral

Fiocruz aponta piora na ocupação de leitos de UTI por covid-19 no SUS

Sete estados estão na zona crítica, com mais de 80% de leitos ocupados

Mais notícias

Geral

Destilaria de Santa Catarina conquista medalha de prata em importante concurso internacional

A bebida foi lançada em 2015, dois anos após a Destilaria Kalvelage estrear no mercado de bebidas brasileiro

Animal

Fotos: Animais silvestres resgatados são soltos em parque natural de Balneário Camboriú

Entre os animais soltos, estava um gambá vítima de atropelamento. Em novembro de 2021, ele chegou ao Complexo Ambiental apresentando apatia, dificuldade respiratória e sangramento nasal e oral