keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Governo do Estado recebe delegação da União Europeia para ampliar relações comerciais

Participaram representantes de consulados, embaixadas e escritórios comerciais de países como Alemanha, Croácia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Polônia, Países Baixos, Romênia e Suécia.

X

Lideranças da União Europeia estão em Santa Catarina para tratar de atuais e de novas parcerias comerciais entre o Estado e os países do bloco internacional. Na tarde desta terça-feira, 12, o governador Raimundo Colombo recebeu a delegação na sede da SC Parcerias, no Centro Administrativo, em Florianópolis. Participaram representantes de consulados, embaixadas e escritórios comerciais de países como Alemanha, Croácia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Polônia, Países Baixos, Romênia e Suécia.

“A visita de tantos países, representando a comunidade econômica da Europa, para trocar experiências e avaliar no que conseguimos avançar, representa uma grande oportunidade de desenvolvimento. Com isso conseguimos produzir mais para vender mais lá fora, gerando empregos e melhorando a economia catarinense. É uma bela oportunidade e nós estamos aproveitando ao máximo. Os resultados são sempre expressivos. Não tenho dúvidas de que as ações que estamos desenvolvendo aqui vão beneficiar a economia de Santa Catarina de uma forma especial”, destacou o governador Colombo.

O secretário executivo de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, fez uma apresentação ressaltando a força econômica de Santa Catarina, lembrando que embora o Estado tenha pouco mais de 1% do território brasileiro e 3% da população nacional, tem o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) do país. Ele destacou também a boa distribuição demográfica do Estado, o que fortalece o desenvolvimento das diferentes regiões catarinenses com suas respectivas vocações. O ambiente de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do Estado foi apresentado pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Luiz Gargioni.

Também presente no encontro na sede da SC Parcerias, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Corte, lembrou a tradição da parceria comercial entre o Estado e a união europeia. “Esse encontro é muito importante para não só consolidar a posição que nós temos hoje, como também para ampliar as nossas relações comerciais. Entre nossos objetivos, estão aumentar a exportação de produtos com maior intensidade tecnológica e também atrair investimentos. As negociações sempre são longas, mas estamos indo bem”, avaliou.

Segundo dados da Fiesc, em relação às exportações, 17% das vendas externas catarinenses vão para a União Europeia, principal destino dos produtos do Estado, com um fluxo de US$ 1,3 bilhão em 2016. No mesmo período, Santa Catarina importou US$ 1,8 bilhão do bloco, o segundo principal fornecedor do Estado, atrás apenas da China.

Geral

Santuário Santa Paulina em Nova Trento celebra 15 anos nesta sexta-feira

Santuário, que hoje é o segundo mais visitado do país, teve suas obras iniciadas em outubro de 2003

Geral

VÍDEO: Bombeiros resgatam cachorro que caiu em poço de 12 metros de profundidade em SC

Salvamento durou cerca 30 minutos até que animal fosse retirado do poço.

Geral

Homem chama policial civil de “preto nojento” e acaba preso em Santa Catarina

Homem estava sendo intimado para depor em um processo no qual é acusado de ameaçar um ex-funcionário

Geral

Polícia Militar encontra mais de 50 kg de droga em terreno abandonado

No momento da ocorrência, o proprietário do terreno chegou no local, disse que a área estava abandonada

Mais notícias