keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Governo do Estado efetiva 1.000 novos professores e profissionais da Educação

Em todo o estado, são 600 professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio, bem como 400 profissionais para a área administrativa

Cerca de 1 mil professores e profissionais para a área administrativa das escolas foram efetivados no quadro do magistério estadual catarinense nesta quinta-feira, 1. Os profissionais ingressantes da educação foram aprovados no concurso público realizado no ano passado. A posse foi realizada nas 36 regionais simultaneamente, em evento organizado pelas Gerências Regionais de Educação e pela coordenadoria da Grande Florianópolis.

Na Capital a posse para as escolas da Grande Florianópolis foi no Centro Integrado de Cultura (CIC), às 13h30. Na ocasião foram empossados 86 profissionais.

Em todo o estado, são 600 professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio, bem como 400 profissionais para a área administrativa: Assistente de Educação, Supervisor Escolar, Administrador Escolar e Orientador Educacional, para atuar nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina, dentre estes, também, para o atendimento nas escolas indígenas.

“Esses novos ingressantes chegam para contribuir com o trabalho já realizado pelos cerca de 20 mil profissionais efetivos da educação. Este é o segundo concurso que realizamos em menos de 6 anos com a chamada de mais de 5 mil profissionais. Estamos efetivando com muita responsabilidade para atender as demandas, mas pensando a longo prazo olhando os números”, destaca a secretária em exercício, Elza Marina Moretto.

Esta é a primeira chamada deste concurso público, que tem validade por dois anos, sendo prorrogável por mais dois. Desta forma, novos profissionais da educação devem ser chamados para ingressar no magistério estadual nos próximos anos.

O secretário da Educação, Eduardo Deschamps, mesmo em férias, prestigiou a solenidade e destacou dois grandes diferenciais da chamada deste ano: a posse de profissionais para atuarem nas escolas indígenas e para os cargos administrativos. Davi Timoteo Martins é professor indígena desde 2006, até então Admitido em Caráter Temporário (ACT), mas hoje foi efetivado. “Este é o primeiro concurso para nós Guarani e uma grande abertura para ter efetivo e poder também trabalhar na gestão da escola. Os cursos de licenciatura tem contribuído nos últimos anos com a formação dos professores das nossas escolas e vemos resultado no nossos alunos. O objetivo do professor indígena é trabalhar tanto o conhecimento humano indígena como o tradicional para que nossos alunos saiam em buscam de mais escolaridade e voltem para atuar aqui”, destaca o professor de Linguagem.

A orientadora educacional Juliana dos Santos Lima Torres viu no concurso a oportunidade de mudança. Professora efetiva no Rio Grande do Sul, prestou concurso em SC e hoje mudou-se com o marido e os filhos para Biguaçu. “Sempre quis morar em Santa Catarina e essa mudança foi resultado do concurso. Optei pela área administrativa por gostar e pela pós que fiz em orientação educacional. Agora é ir para escola para trabalhar”, comenta.

Quem também está no grupo de novos professores é a bióloga Leili Hausmann, que tomou posse e irá atuar na EEB Gama Rosa, de São Pedro de Alcântara. A jovem se formou em 2016 e viu no concurso a oportunidade de ter experiência. “O concurso foi bom para ingressar no mercado de trabalho. Já fui na escola para conhecer e minha expectativa é fazer um bom trabalho, priorizar o aluno e ter boa relação com os colegas”, afirma Leili, que mora em São José.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Toalhas Atlântica recebe selo de ouro do Programa ABVTEX

O Programa, criado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil, garante o cumprimento de práticas ligadas à responsabilidade social corporativa

Geral

Balneário Camboriú tem ciclo de palestras para corretores de imóveis

Inscrições são gratuitas mas vagas são limitadas

Geral

Égua ganha festa ‘da Barbie’ em Itajaí

Marina possui a égua Pierta há dois anos e meio

Geral

Biostone Consultoria Ambiental inaugura novo escritório em Porto Belo

Com compromisso na preservação do meio ambiente e na busca por soluções inovadoras, a Biostone se posiciona como uma líder no segmento ambiental

Geral

Luiz Alves decreta situação de emergência por infestação de Maruim e testa solução biológica com drones

Uso de Controlador Biológico do Maruim começou na última semana em Luiz Alves

Mais notícias