O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) anunciou nesta segunda-feira (30) que enviará cinco militares e três cães como reforço para as equipes que atuam nas buscas por desaparecidos em Pernambuco após a tragédia […]
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) anunciou nesta segunda-feira (30) que enviará cinco militares e três cães como reforço para as equipes que atuam nas buscas por desaparecidos em Pernambuco após a tragédia provocada pelas chuvas.
Desde a última segunda-feira (23), Pernambuco foi atingido por fortes chuvas. Apesar da redução no volume, a previsão de precipitação dura até a próxima sexta-feira (3). Até o momento foram confirmadas 91 mortes e mais de mil pessoas desabrigadas. O local segue com alto risco de deslizamentos.
De acordo com o governador Carlos Moisés foram autorizados os envios de três binômios do Corpo de Bombeiros para ajudar nas operações. Os militares do CBMSC devem atuar na região de Recife, que foi uma das mais atingidas.
A equipe – incluindo os responsáveis pela comunicação e logística – possui o Curso de Formação de Bombeiro Cinotécnico, exigido para atuação na atividade, além dos cães de busca e resgate com certificados para este tipo de ocorrência. Todos possuem experiência em resgates fora de Santa Catarina e estiveram nas operações Brumadinho e Petrópolis.
A equipe deixa Santa Catarina nesta terça-feira (31), e a previsão inicial é de ficar pelo menos 5 dias no Nordeste. “Mais uma vez estamos prontos para apoiar a população, seja em Santa Catarina ou em outro estado. Sabemos a diferença que a atividade de cães faz nestes momentos. Somos um só Corpo de Bombeiros Militar e vamos apoiar as outras corporações sempre que for preciso, para salvar e trazer consolo para as famílias atingidas”, afirma o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Marcos Aurélio Barcelos.