keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Governo de SC distribui nesta segunda todas as doses da vacina contra a Covid-19 que chegaram no fim de semana

Desta vez, serão distribuídas 5.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 141 mil doses da Coronavac/Butantan.

X
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, com o apoio das forças de segurança e salvamento, inicia nesta segunda (22) pela manhã, a distribuição das 146.750 novas doses da vacina contra a Covid-19 que chegaram ao estado no último sábado (20). As doses foram encaminhadas à equipe da Central Estadual de Rede de Frio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), em São José, que fez a separação e organizou a logística de distribuição durante o fim de semana. Desta vez, serão distribuídas 5.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 141 mil doses da Coronavac/Butantan.

Às 7h, o avião do Corpo de Bombeiros Militar decola de Florianópolis com as doses das centrais de Lages, Joaçaba, Videira, Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Concórdia. No mesmo horário, o veículo da DIVE segue com as doses da regional de Rio do Sul. A partir das 8h, as regionais de Joinville, Grande Florianópolis, Criciúma, Blumenau e Itajaí retiram as vacinas na Central Estadual. Sendo que, Joinvile ficará responsável pelas doses de Jaraguá do Sul e Mafra e Criciúma pelas doses de Tubarão e Araranguá. Todos os veículos serão escoltados pela Polícia Militar de Santa Catarina.

“Conseguiremos, mais uma vez, distribuir as doses da vacina para todas as centrais regionais em apenas um dia. Isso só está sendo possível porque todo o Governo do Estado de Santa Catarina está empenhado e trabalhando em conjunto na aceleração da Campanha de Vacinação contra a Covid-19”, ressalta João Augusto Brancher Fuck, diretor da DIVE/SC.

A maior parte das doses da AstraZeneca/Fiocruz serão destinadas à vacinação de um novo grupo prioritário, o dos povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), essa população será contemplada com a vacina produzida pela Fiocruz, pois o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose é de 12 semanas (3 meses), o que facilita o cumprimento do esquema vacinal, tendo em vista que o acesso a essas comunidades pode demandar um pouco mais de tempo e planejamento.

As demais doses, 141 mil (Coronavac/Butantan) e 900 (AstraZeneca/Fiocruz), serão destinadas integralmente à vacinação dos idosos acima de 70 anos e dos trabalhadores da saúde. Desta vez, também seguindo recomendação do MS, o estado fará a distribuição de 100% das doses recebidas da AstraZeneca/Fiocruz e Coronavac/Butantan para aplicação da Dose 1 (D1), pois há garantia de nova remessa de doses, no prazo adequado para que o esquema vacinal seja finalizado.

Confira aqui a tabela de distribuição de doses por municípios e as orientações da SES às Secretarias Municipais de Saúde sobre a continuidade da Campanha de Vacinação contra a COVID-19.

Fim de semana foi marcado pela intensificação da vacinação em todo o estado

Sábado e domingo, dias 20 e 21 de março, foram marcados por uma grande ação de vacinação contra a Covid-19 nos idosos com 70 anos ou mais. Secretarias Municipais de Saúde promoveram diferentes estratégias de vacinação para acelerar a aplicação das doses na população desta faixa etária.

O município de São José informou que conseguiu aplicar 2.781 doses da vacina contra a Covid-19 no sábado. Na capital, a vacinação também seguiu em ritmo acelerado, foram aplicadas 3.498 doses. No município de Canoinhas foram outras 1.000 doses em apenas um dia e, em Palhoça, 1.149 doses. Em Chapecó, foram informadas a aplicação de 1.860 doses no sábado e em Tubarão 1.839.

“Ficamos muito felizes em ver o comprometimento de todos os municípios, sem exceção, e a resposta imediata que todos nos deram com a aplicação de milhares de doses da vacina durante o fim de semana. Seguimos trabalhando para que a vacinação continue neste ritmo acelerado”, ressaltou o secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Essa ação só foi possível, pois a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) encaminhou na última sexta, 19, mais 73.700 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, para o abastecimento de todos os municípios.

O balanço completo da vacinação do fim de semana será divulgado na tarde desta segunda-feira (22).

Fonte: Visor Notícias

Coronavírus

Havan ajuda na compra de dois respiradores

Um deles foi doado para o Samu de Joinville e o outro para Barra Velha. Ambos vão atender os pacientes do município quando precisam ser transportados com urgência para hospitais da região

Coronavírus

Brasil recebe 2,3 milhões de kits de intubação vindos da China

Segundo o grupo de empresas, a ação foi motivada pelo recrudescimento da pandemia de covid-19 no Brasil e pela escassez de insumos para o atendimento a pacientes em unidades de terapia intensiva (UTIs).

Coronavírus

Mais 220 mil doses de vacina chegam em SC nesta sexta-feira

A carga seguiu escoltada por policiais até o depósito de frios da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em São José, de onde será distribuída para as regionais de saúde do estado ainda na manhã desta sexta.

Coronavírus

SC confirma 848.672 casos e 12.409 mortes por coronavírus

Esses números representam um acréscimo de 96 óbitos em comparação com o último boletim. Registrou-se uma alta de 3.305 na quantidade de confirmados.

Coronavírus

Covid-19: “Tenho medo de pegar isso e morrer”, disse Paulo Gustavo há um ano

Boletim médico divulgado nesta quinta-feira diz que o ator segue em estado grave

Mais notícias

Segurança

Identificado motorista que foi morto a tiros durante perseguição em Porto Belo

Carlos Cezar Favero da Silva, conduzia um Renault/Sandero que foi alvejado com mais de 15 tiros

Segurança

Morre motorista que foi perseguido e baleado por atirador em Porto Belo

Perseguição foi registrada em diversos pontos de Porto Belo