Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte
O Governo de Santa Catarina ativará neste domingo (19) o Centro Integrado de Operações (Ciop) para gerenciar as ações de resposta às intensas chuvas no estado. O Ciop, que faz parte do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), reúne representantes de várias estruturas governamentais e organizações não governamentais para oferecer respostas rápidas em eventos climáticos extremos. Este movimento segue a visita do governador Jorginho Mello (PL) à sede da Defesa Civil Estadual, onde ele acompanhou os esforços para monitorar a situação atual das chuvas. As informações são da colunista Dagmara Spautz, do NSC.
De acordo com o Monitoramento Meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, as chuvas mais intensas ocorreram entre o Meio-Oeste, Planalto Sul e em áreas do Alto e Médio Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis. A previsão indica que a frente climática deve avançar para o Norte, transformando-se em frente fria e trazendo chuvas moderadas a fortes nas regiões do Centro e Norte de Santa Catarina, incluindo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte.
O risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos é classificado de moderado a alto para estas áreas. A Defesa Civil, junto ao Ciop e demais entidades do GRAC, mantém vigilância constante e recomenda que a população siga atenta às orientações oficiais para garantir a segurança diante dos eventos climáticos adversos previstos.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.