keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Governador e ministra Damares firmam parceria para fortalecer assistência à criança e ao adolescente

Santa Catarina é o primeiro Estado a assinar o termo de cooperação técnica para implementação do programa Criança Protegida, do Governo Federal. A parceria foi firmada em ato na Casa d´Agronômica, na tarde desta quinta-feira, […]

Santa Catarina é o primeiro Estado a assinar o termo de cooperação técnica para implementação do programa Criança Protegida, do Governo Federal. A parceria foi firmada em ato na Casa d´Agronômica, na tarde desta quinta-feira, 6, entre o governador Carlos Moisés e a ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O acordo consiste em curso de formação e capacitação de profissionais para fortalecer e aprimorar o atendimento, a assistência e a proteção de crianças e adolescentes com direitos violados. O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, também participou do ato. 

“O Estado, em parceria com o Governo Federal, e, especialmente, com os municípios precisa atuar de maneira eficiente para garantir os direitos e as condições adequadas para o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes, se falharmos nesta missão, o trabalho de resgate dessa geração é muito mais penoso e difícil em um momento futuro”, observou o governador.

A ministra Damares explicou que a capacitação ocorrerá em duas etapas. A primeira terá como tema abuso, exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes e a segunda compreenderá diversas abordagens, entre elas o fortalecimento do sistema de Garantia de Direitos, prevenção da gravidez na adolescência e proteção de crianças e adolescentes ameaçados de morte. “Além da aplicação do curso em si, este acordo prevê o apoio à implementação do Criança Protegida nos municípios do estado parceiro com a disseminação das ações sugeridas nas capacitações”, apontou a ministra.

O curso prevê a formação de 500 agentes públicos e da sociedade civil que atuam na rede de atendimento do Sistema Único de Saúde, em sistema educacional, rede socioassistencial, conselhos tutelares e de direitos, polícias militares, delegacias de proteção à criança e ao adolescente, em unidades de acolhimento institucional, dentre outros.

Para a realização do curso, o Governo Federal oferecerá os palestrantes e arcará com as despesas (passagens e diárias), por sua vez, o Estado será responsável pela mobilização dos participantes e pela estrutura para a capacitação.

Geral

Alterações de trânsito na Marginal Oeste em Itapema são adiadas para próxima segunda-feira

Além disso, a rua 414 será sentido bairro Morretes e a rua 416 sentido Marginal Oeste

Geral

Governadora de SC determina força máxima para buscar e devolver os R$ 33 milhões aos cofres públicos

Daniela pediu força máxima no caso e acionou a Procuradoria-Geral do Estado para avançar nas buscas pelos valores

Geral

BR-282 na Grande Florianópolis terá interrupções no fluxo para corte de árvores

Motoristas que passam pela BR-282 no trecho entre os municípios de Águas Mornas e Rancho Queimado, na grande Florianópolis, devem ter atenção redobrada durante este mês de abril. Uma empresa contratada pelo DNIT (Departamento Nacional […]

Geral

Vereadores catarinenses querem legalizar a maionese verde

O texto tem como objetivo a legalização da maionese caseira em bares, lanchonetes e restaurantes do município de Içara

Geral

MP quer converter pena de prisão de casal que fez sexo no Caixa D’aço em multa e trabalho comunitário

A Justiça deverá marcar uma audiência com os réus para que eles saibam da proposta e para que decidam se aceitam ou não a transação penal oferecida pela promotoria de Justiça

Mais notícias

Geral

Alterações de trânsito na Marginal Oeste em Itapema são adiadas para próxima segunda-feira

Além disso, a rua 414 será sentido bairro Morretes e a rua 416 sentido Marginal Oeste

Turismo

Mirante do Encanto completa nove anos nesta terça-feira

Mirante do Encanto tem 26 metros de altura e sua base está 130 metros acima do nível do mar