keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Governador do Piauí trabalha para entrar na Academia Piauiense de Letras

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

wellington dias pt pi Visor Notícias
Divulgação/Governo do Piauí

Imortalidade valorosa

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), está consolidando o caminho para sua imortalidade – a cultural. Mira uma cadeira na Academia Piauiense de Letras. O Diário Oficial do Estado deu a letra com a destinação, pelo governo do petista, de subvenções sociais de R$ 180 mil para a APL (neste e no ano que vem) – antes do 1º turno da disputa, na qual ele ficou por um voto da imortalidade. Wellington Dias concorre a uma das vagas com o falecimento de dois imortais, e o 2º turno será agendado pela academia. Dias é exímio escritor desde os anos 80, com cinco livros editados. O primeiro foi “Maria Valei-me” (1984), e o último é “A Melancia do Presidente” (2018). Nenhum deles o alçou à imortalidade. Por ora.

Juntando papéis

Daniel Tourinho, presidente nacional do Agir (ex-PTC) está em negociação com a presidente do Podemos, Renata Abreu, para criarem uma federação no Congresso.

Entre dois

Nome forte entre militares do DF, o ex-deputado Alberto Fraga, presidente do DEM local, está na dúvida se fica no União Brasil (fusão DEM-PSL) ou se aceita convite de Valdemar da Costa Neto para entrar no PL do amigo Bolsonaro.

Coalizão em risco

O senador Reguffe estuda nova filiação partidária. A entrada de Sergio Moro no Podemos  gerou um desconforto no seu  projeto de pré-candidatura a governador do DF.

Aliás..

..Poucos partidos querem ligação com Moro nas tratativas de palanques estaduais. É que muita gente o acha justiceiro. E ele caiu em desgraça com ‘donos’ de legendas.

Ciro atropelado

A recente operação da PF que cercou Ciro Gomes (PDT), sobre suspeitas de receber vantagens na construção de estádio para a Copa 2014, minou a sua pré-candidatura presidencial. Pesquisas de grandes institutos já vão mostrar o estrago – somado, também, à entrada de João Doria Jr e Sergio Moro na disputa, que lhe ofuscam a galope.

Opção amarga

Uma saída honrosa para o PDT será a aliança com Lula da Silva, apesar das rusgas. É caminho natural num eventual 2º turno, pela tradicional aliança de centro-esquerda. O problema é que as cúpulas dos partidos não enterraram a briga das eleições de 2018, quando Ciro abandonou o petista Fernando Haddad.

Inferno de Alcolumbre

Crise sem fim para Davi Alcolumbre (DEM-AP), que despencou de uma inusitada presidência da Casa Alta para o baixo clero de onde saiu. Ele avalia disputar a Câmara dos Deputados.

Dois pesos

A sua preocupação tem dois nomes: João Capiberibe, o cacique do Estado que tem votos para qualquer cargo; e o neófito bolsonarista Cirilo Fernandes. A dupla cresce na boca do povo para o Senado – que só terá uma vaga ano que vem.

Projeto 2030

Apesar de cassado e inelegível até 2029, o ex-deputado Fernando Francischini (PR), delegado da PF, quer voltar em grande estilo um dia. Tentará o Senado em 2030.

Fila diplomática

O ano termina com 13 diplomatas já indicados pelo Itamaraty para cargos em embaixadas como as da Bolívia, Síria e Gana. Na fila de espera, tinham esperança da confirmação nos cargos ainda este ano. Mas a sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado ficou para fevereiro. A granel.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Deputado de SC é o primeiro parlamentar “carbono zero” reconhecido pela ONU

Jorge Goetten foi reconhecido nesta segunda-feira (22) em Brasília

Política

SC projeta R$ 53 bilhões em orçamento para 2025

Proposta prevê investimento em recuperação de rodovias e incentivo ao empreendedorismo

Política

SC tem 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção

As operações conduzidas pelo Gaeco começaram há menos de dois anos

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Mais notícias

Famosos

Ronaldinho Gaúcho estará em Florianópolis em 19 de maio

O Jogo das Estrelas reúne grandes nomes do futebol no Estádio Orlando Scarpelli

Segurança

Homem é preso duas vezes em menos de dez dias em BC

Recorrente em furtos, ele foi preso na manhã de segunda-feira (22)