Golpe do aluguel: especialista dá dicas de como não errar no aluguel de temporada
Eduardo Medeiros, CEO da Me2 Rentals Experience, compartilha pontos que os locatários devem levar em conta na hora de alugar imóveis pela internet
Especialista no segmento imobiliário e empreendedor, Eduardo Medeiros compartilha pontos que os locatários devem levar em conta na hora de alugar imóveis pela internet
Com a proximidade da chegada da estação mais quente do ano, o verão, estão mais próximas também as férias. E é neste período, bem como em feriados prolongados, que aumentam as pesquisas e reservas por locação temporária em Florianópolis. Mas, como não cair nos famosos “golpes de aluguel”?
Segundo a OLX, os anúncios fraudulentos de aluguel de apartamento aumentaram 27% nos primeiros cinco meses de 2023. Neste período foram identificados 2,8 mil anúncios falsos e tentativas de golpe. Embora tenha havido uma redução de 75% em comparação a 2022, os números ainda são preocupantes.
Eduardo Medeiros, CEO da Me2 Rentals Experience (foto abaixo), em Florianópolis, compartilha pontos importantes que devem ser levados em consideração, antes de pesquisar e escolher o imóvel para as férias. Ele conta que é muito comum encontrar ofertas com preços baixos e com pouca, ou quase nenhuma, burocracia para locação de imóveis e até vagas em pousadas, por exemplo, nas redes sociais e em aplicativos de mensagens.No entanto, é preciso ter cautela, pois em muitos casos esses imóveis podem nem existir ou então pertencer a outras pessoas.
Eduardo Medeiros compartilha pontos importantes que devem ser levados em consideração, antes de pesquisar e escolher o imóvel para as férias (Foto: Shoot Media)
Por isso, antes de mais nada, é preciso checar a procedência dessas propagandas e não se deixar levar “pelas facilidades” na hora de fechar um contrato. Para garantir isso, a indicação do especialista é, em primeiro lugar, fazer a busca por imóveis através das tradicionais imobiliárias ou utilizando sites e plataformas reconhecidas e confiáveis como Airbnb, Booking e a própria Me2 Rentals, que apresentam um bom histórico e reputação. “Isso garante que a pessoa não caia num golpe e acabe pagando por um imóvel que não existe”, alerta.
Dicas importantes:
– Preços baixos: desconfie! Verifique os valores da locação de imóveis e de diárias de hotéis na região. Isso ajudará a ter uma referência do preço;
– Comentários e avaliações: os depoimentos de clientes nas plataformas de locação são uma boa maneira de conhecer mais sobre o imóvel e ajudam também na comprovação e existência dele;
– Pagamentos: não faça nenhum tipo de pagamento sem antes ter a confirmação de que o imóvel realmente existe. Solicite o endereço ou pesquise a localização informada no anúncio para comprovar a existência do que está sendo ofertado;
– Tire dúvidas: importante sanar todas as dúvidas pelos chats das plataformas de locação, evitando conversas através de aplicativos de mensagens ou redes sociais. A indicação é fechar as locações direto pelas plataformas que seguem critérios rígidos de segurança;
– Negociação: caso perceba algum problema durante a negociação, denuncie o ocorrido e interrompa a conversa. Caso haja alguma suspeita de tentativa de golpe, procure uma autoridade policial e faça um boletim de ocorrência.
O CEO da Me2 Rentals destaca que esses são apenas alguns requisitos que podem ajudar para que os dias longe de casa se tornem uma experiência ainda mais incrível (Foto: Shoot Media)
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Davi Paes e Lima
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. Atualmente também atua como co-host do podcast "Jogando para a Plateia" e no associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal Visor Notícias desde 2022.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!