keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Golfinhos em avançado estado de decomposição são encontrados na Praia Central de BC

Ambos os animais já estavam em decomposição, mas foram avaliados pela equipe técnica

golfinho encalhado balneario pmp 800x533 1 Visor Notícias
Foto: Fernanda Vieira de Maria/PMP-BS Univali Penha

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), conduzido na região pela Univali de Penha, encontrou dois golfinhos encalhados na Praia Central de Balneário Camboriú.

Ambos os animais já estavam em decomposição, mas foram avaliados pela equipe técnica, já que esse tipo de ocorrência é incomum no trecho monitorado pela Univali, entre Barra Velha e Governador Celso Ramos O primeiro foi encontrado no dia 30 de outubro, durante o monitoramento regular. O animal era da espécie boto-cinza (Sotalia guianensis). O animal media 168 centímetros de comprimento total.

A carcaça estava em estágio avançado de decomposição, fator que dificultou a identificação de causa de morte e condição de saúde por meio da avaliação das vísceras. Apesar disso foram coletadas amostras biológicas para exame de DNA.

Esse é o 10º registro de boto-cinza em cinco anos de monitoramento realizado pela Univali Penha na extensão litorânea de Barra Velha à Governador Celso Ramos. O boto-cinza é uma espécie costeira com hábitos associados às áreas com manguezais, e pode ser avistado sozinho ou em grupos em regiões estuarinas, ou seja, ponto onde o rio desemboca no mar.

Segundo o PMP, essa é uma espécie que se distribui da América Central até Florianópolis. Em Santa Catarina é comum avistar o boto-cinza na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul. Conforme o biólogo, pesquisador e coordenador do PMP-BS Área SC/PR, professor André Barreto, há também uma população residente na área próxima à Baía Norte, na capital.

No dia seguinte, dia 31 de outubro, outro golfinho foi encontrado no mesmo trecho de praia. O estágio de decomposição da carcaça era ainda mais avançado, o que impediu a confirmação da espécie por meio das observações externas. Pode se tratar da mesma espécie segundo o exame de dentição, mas devido às condições da carcaça foram coletadas amostras de DNA para exames complementares.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

VÍDEO: Cavalo é resgatado de córrego em Biguaçu

Animal foi içado com o auxílio de uma retroescavadeira

Segurança

VÍDEO: Trabalhador fica gravemente ferido após queda de edifício em Criciúma

Homem caiu do sétimo andar enquanto instalava um ar-condicionado

Segurança

Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024

Entre os abusos, estão maus tratos e violência patrimonial

Segurança

STF deve liberar concurso da PM de Santa Catarina

Concurso está suspenso desde janeiro por liminar da ministra Carmen Lúcia

Mais notícias