keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Golfinho raro é encontrado morto com cauda amputada em Bombinhas

O golfinho encontrado em Bombinhas estava sem a cauda, media 111 centímetros de comprimento, pesada 17,40kg e era uma fêmea juvenil

cats 53 Visor Notícias
Fernanda Vieira de Maria/PMP-BS/Univali Penha

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) estuda um golfinho-listrado que foi encontrado morto na praia de Canto Grande, em Bombinhas, na última semana.

Segundo informações, este é o primeiro registro da espécie em quase sete anos de monitoramento de praias na região. O golfinho encontrado em Bombinhas estava sem a cauda, media 111 centímetros de comprimento, pesada 17,40kg e era uma fêmea juvenil.

A equipe acredita que o animal tenha morrido por asfixia. A amputação da cauda teria acontecido após o animal ficar preso em uma rede de pesca. Ele ainda tinha alterações viscerais, principalmente lesões no sistema respiratório, como a presença de líquido espumoso na traqueia e ao corte dos pulmões, o que levou a suspeita de morte por asfixia.

Essa espécie de golfinho costuma viver no oceano, por isso, não é comum que ele seja avistado em áreas de praia. Ele vive principalmente no Mar Mediterrâneo, mas é uma espécie que aparece em todos os oceanos. Tem características “típicas” dos golfinhos: vive em grupos, salta, nada rápido, entre outros comportamentos naturais e populares.

A estimativa de vida para os golfinhos dessa espécie é em torno de 60 anos. Internacionalmente, o risco de extinção da espécie é “pouco preocupante”, porém, é ameaçada pelo interesse da caça predatória e ilegal, principalmente no Japão, pela captura acidental nas redes de pesca e sofre as consequências da poluição dos mares.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Pescadores são multados em R$ 15 mil após capturar e postar lanço de tainhas

Além das multas, a polícia apreendeu e lacrou a canoa e a rede utilizadas na ação ilegal

Animal

VÍDEO: Veterinário realiza cirurgia em peixe

Profissional é conhecido por tratar de uma variedade de animais exóticos

Animal

Camboriú abre 150 vagas para mutirão de castrações de pets

As inscrições estão abertas e as operações ocorrem nos dias 2 e 3 de maio

Animal

SC tem projeto inovador de reabilitação de papagaios ameaçados de extinção

Este esforço já devolveu 250 papagaios ao Parque Nacional das Araucárias

Mais notícias

Tempo

Defesa Civil alerta sobre instabilidade e chuvas intensas para SC

Temporais isolados podem trazer riscos de alagamentos e queda de galhos e árvores