keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Gestão do Meio Ambiente de BC é a número 1 de SC

Anteriormente a este Índice, Balneário Camboriú já teve sua gestão de Meio Ambiente reconhecida

bc Visor Notícias

A gestão de Meio Ambiente de Balneário Camboriú ficou em primeiro lugar entre os 295 municípios catarinenses avaliados pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), relativo ao exercício de 2021/2020.

“Receber esta notícia na Semana do Meio Ambiente é para nós, da equipe da SEMAM, e para toda equipe da Prefeitura de BC, um reconhecimento do muito que temos feito neste governo em relação ao meio ambiente”, pontua a secretária da área, Maria Heloísa Furtado Lenzi.

“A Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú junto com as outras Secretarias e órgãos, tem o grande desafio de manter o equilíbrio entre a urbanização e a preservação ambiental, buscando soluções inovadoras para garantir o desenvolvimento social, econômico e a proteção ambiental, que são os pilares da sustentabilidade”, completa Maria Heloísa.

Anteriormente a este Índice, Balneário Camboriú já teve sua gestão de Meio Ambiente reconhecida através das avaliações de instituições como Connect Smart Cities, em que a cidade ficou em primeiro lugar no Brasil em 2021 no eixo Meio Ambiente, além de ser a primeira cidade no Brasil a receber o Selo Município Lixo Fora d’Água, da Abrelpe e ISWA.

“Se formos verificar o histórico da evolução da gestão de Meio Ambiente de BC neste índice do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), até 2016 não estávamos nem entre os 100 primeiros municípios mais bem avaliados, então este salto para o primeiro lugar em 2019 e 2020 mostra a dedicação da Administração Municipal neste importante eixo”, contempla Maria Heloísa Lenzi.

Para a secretária, os projetos e obras de saneamento executados pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) – que tornam Balneário Camboriú a cidade mais saneada do Estado e entre 116 cidades brasileiras rumo a universalização do saneamento – os diversos programas, proteção animal, gestão de resíduos sólidos, gestão de praias e gestão de unidades de conservação são o diferencial que transforma a cidade mais adensada de Santa Catarina em cidade amiga do Meio Ambiente, onde a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico fizeram as pazes e crescem juntos.

O Índice Municipal do Meio Ambiente do TCE/SC mede, através de 22 questões + 11 subquestões, o resultado das ações relacionadas ao meio ambiente que impactam a qualidade dos serviços e a vida das pessoas. Este índice contém informações sobre resíduos sólidos, educação ambiental, estrutura ambiental e conselho ambiental.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Em poucas horas, polícia recupera dois veículos recém-furtados na BR-282 em Lages

Casos ocorreram na noite deste domingo (14) na Serra catarinense

Geral

Novas aeronaves do Governo do Estado realizam os primeiros transportes de pacientes 

As aeronaves foram entregues pelo Governo do Estado na última semana

Geral

Piloto catarinense morre em acidente com avião na Bahia

Ainda não se sabe o que provocou o acidente

Geral

Fogo consome apartamento no Centro de Balneário Camboriú

Bombeiros controlaram incêndio, ocorrido no início da tarde desta segunda-feira (15)

Geral

Chuvas em SC deixam 82 desalojados e 11 desabrigados

Grande Florianópolis foi uma das regiões mais afetadas por conta das chuvas non fim de semana

Mais notícias

Trânsito

BR-101 no Morro dos Cavalos em Palhoça é parcialmente liberada

A liberação ocorreu nesta manhã de terça por volta das 6h10

Segurança

Trabalhador perde os dedos com serra em São Bento do Sul

Os bombeiros, ao chegar ao local, encontrou a vítima sentada em uma cadeira, já com as amputações evidentes