keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Galinha coloca ovo com outro ovo dentro e caso raro chama atenção em Santa Catarina

Batizada de Giselda, a galinha carijó tem colocado ovos raros

X
Foto: Jonathan Rocha/NDTV

Uma galinha de oito meses ganhou destaque em Santa Catarina. Isso porque a ave tem colocado um ovo dentro de outro ovo. E outra situação que chama atenção é o tamanho do ovo: gigante! Batizada de Giselda, a galinha carijó do aposentado Acir Matoso de Barros, de 65 anos, é tratada como um bebê. Fica no colo sendo acariciada enquanto ele conta o susto misturado à curiosidade quando recolheu o primeiro ovo gigante, há cerca de três semanas.

“Faz três semanas e ela está botando um por semana desse tamanho. Da primeira vez, ela ficou bem triste, achei que ela iria morrer, ela sofreu bastante. Agora acho que já acostumou porque botou mais três”, fala. A companheira, Nildosana Machado de Barros, de 54 anos, conta, ainda, que o primeiro ovo foi dado de presente a uma amiga, que descobriu o produto raro.

“Ela mandou um áudio assustada, como poderia ter um ovo dentro de outro? Foi muito impressionante. Eu nunca vi disso e já são quatro assim. Desperta a curiosidade de saber como uma galinha pode botar um ovo desse jeito. Dá um receio de saber o que tem dentro. Nunca poderia imaginar que tinha um ovo dentro do outro”, diz.

A veterinária Bianca Ximenes de Abreu explica como isso pode acontecer. “Ela pode ter um problema de fazer uma nova ovulação antes do processo completo ou pode passar por um estresse. A formação desses ovos pode ser constante, mas eles podem ser consumidos normalmente”, garante.

Foto: Jonathan Rocha/NDTV

No entanto, o processo pode ser prejudicial para a saúde da Giselda, alerta a veterinária. “Existe um risco para a saúde da ave. Nessa situação de retorno do ovo, ele pode cair na cavidade abdominal e a ave pode até morrer. O ideal seria retirá-la do ambiente e reduzir uma possibilidade de estresse que ela possa estar passando, algo em relação à dominância de outras aves. Tentar deixar ela um pouco separada para tentar reverter essa situação”, explica.

Alimentada com milho moído, ração de postura e cálcio para fortalecimento, Giselda é tratada com todo o carinho e o aposentado não esconde o amor pela galinha. “Ah, eu amo ela, é um animal de estimação que a gente tem. Tem que criar com carinho, é o que eu faço. Trato ela com carinho e ela retribui”, finaliza.

Fonte: ND+

Geral

Raro bagre amarelo que pode chegar até três metros é capturado por pescador

Peixe capturado seria um Siluro, uma das maiores espécies, que pode chegar a mais de três metros

Geral

Santa Catarina pode ser atingida por tempestade de areia igual a que assolou outros Estados

A situação já ocorreu em São Paulo e Mato Grosso do Sul e assustou moradores no início de outubro

Geral

SC: Mulher reclama de dores abdominais, descobre gravidez e bebê nasce às pressas em Posto de Saúde

Imagine chegar em um posto de saúde com dores abdominais e ter que passar por um trabalho de parto surpresa? Foi o que aconteceu com uma moradora de SC

Geral

Rede de distribuição de gás natural em SC chega a 1,3 mil km

Santa Catarina concentra mais de 130 mil usuários diretos e indiretos do insumo

Geral

Carreta tomba e interdita Serra Dona Francisca

Uma carreta carregando um container tombou na manhã desta sexta-feira (22) na Serra Dona Francisca em Joinville, interditando parcialmente a pista da via. Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), a carreta tombou no quilômetro […]

Mais notícias

Segurança

Homem é denunciado por adotar e matar gatos; Polícia investiga caso

Homem foi ouvido na delegacia de Joia e confessou ter matado três gatos por estrangulamento

Cidades

Porto Belo inaugura nova praça de frente para o mar

Porto Belo agora conta com um novo espaço para integração da comunidade e visitação dos turistas. O Governo Municipal através da Fundação de Turismo realizou nesta sexta-feira (22) a entrega da nova Praça da Santa […]