keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Galinha coloca ovo com outro ovo dentro e caso raro chama atenção em Santa Catarina

Batizada de Giselda, a galinha carijó tem colocado ovos raros

X
Foto: Jonathan Rocha/NDTV

Uma galinha de oito meses ganhou destaque em Santa Catarina. Isso porque a ave tem colocado um ovo dentro de outro ovo. E outra situação que chama atenção é o tamanho do ovo: gigante! Batizada de Giselda, a galinha carijó do aposentado Acir Matoso de Barros, de 65 anos, é tratada como um bebê. Fica no colo sendo acariciada enquanto ele conta o susto misturado à curiosidade quando recolheu o primeiro ovo gigante, há cerca de três semanas.

“Faz três semanas e ela está botando um por semana desse tamanho. Da primeira vez, ela ficou bem triste, achei que ela iria morrer, ela sofreu bastante. Agora acho que já acostumou porque botou mais três”, fala. A companheira, Nildosana Machado de Barros, de 54 anos, conta, ainda, que o primeiro ovo foi dado de presente a uma amiga, que descobriu o produto raro.

“Ela mandou um áudio assustada, como poderia ter um ovo dentro de outro? Foi muito impressionante. Eu nunca vi disso e já são quatro assim. Desperta a curiosidade de saber como uma galinha pode botar um ovo desse jeito. Dá um receio de saber o que tem dentro. Nunca poderia imaginar que tinha um ovo dentro do outro”, diz.

A veterinária Bianca Ximenes de Abreu explica como isso pode acontecer. “Ela pode ter um problema de fazer uma nova ovulação antes do processo completo ou pode passar por um estresse. A formação desses ovos pode ser constante, mas eles podem ser consumidos normalmente”, garante.

Foto: Jonathan Rocha/NDTV

No entanto, o processo pode ser prejudicial para a saúde da Giselda, alerta a veterinária. “Existe um risco para a saúde da ave. Nessa situação de retorno do ovo, ele pode cair na cavidade abdominal e a ave pode até morrer. O ideal seria retirá-la do ambiente e reduzir uma possibilidade de estresse que ela possa estar passando, algo em relação à dominância de outras aves. Tentar deixar ela um pouco separada para tentar reverter essa situação”, explica.

Alimentada com milho moído, ração de postura e cálcio para fortalecimento, Giselda é tratada com todo o carinho e o aposentado não esconde o amor pela galinha. “Ah, eu amo ela, é um animal de estimação que a gente tem. Tem que criar com carinho, é o que eu faço. Trato ela com carinho e ela retribui”, finaliza.

Fonte: ND+

Geral

Frio intenso: Segunda-feira terá temperaturas próximas de 0 °C em SC

Apesar da previsão indicar predomínio de sol com poucas nuvens, pela manhã, os termômetros poderão marcar até 0°C

Geral

Apostador de Balneário Camboriú acerta sozinho a Mega-Sena de R$ 43 milhões

Isso que é sorte! Aposta única de Balneário Camboriú cravou as seis dezenas e garantiu R$ 43 milhões

Geral

Fort Atacadista em São Bento do Sul arrecada mais de mil agasalhos em campanha solidária

Além da loja de São Bento do Sul, as demais 30 unidades do Fort Atacadista em SC também estão com caixas coletoras

Mais notícias

Segurança

Polícia Civil prende jovens que arrancam coração de homem ainda vivo e gravam vídeos

Jovens arrancaram o coração da vítima e ainda filmaram toda a ação

Esportes

Presidente Bolsonaro assiste jogo do Brasil usando camiseta do Brusque

Foto foi publicada por ele nas redes sociais. Internautas repercutiram a imagem no Twitter