keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Gaeco investiga grupo neonazista por incitar discriminação e planejar atos violentos

Operação Overlord desarticula célula extremista que promovia discursos de ódio e planejava ações violentas no Brasil

54082621961 47e6c6790a c e1729518424644 Visor Notícias
Foto: Divulgação / Gaeco

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou, nesta segunda-feira (21), a Operação Overlord, com o objetivo de desarticular um grupo neonazista investigado por incitação à discriminação, apologia ao nazismo e planejamento de atos violentos. A ação foi realizada em cinco estados e resultou na prisão de quatro integrantes.

A operação ocorreu simultaneamente em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Sergipe e Rio Grande do Sul, com oito mandados de busca e apreensão. A investigação revelou que o grupo promovia discursos de ódio e realizava rituais de “batismo” para novos membros, fortalecendo sua coesão e adesão à ideologia extremista.

Entre os presos, destacam-se um líder do grupo, suspeito de envolvimento em um homicídio ideológico em 2011, e um militar da ativa, cujo conhecimento em táticas de combate e uso de armas aumentava o risco de suas ações.

Além de promoverem encontros com bandeiras nazistas, o grupo mantinha uma banda que se apresentava em eventos neonazistas, atraindo novos seguidores. A operação contou com a colaboração de órgãos nacionais e internacionais, como o Ministério da Justiça e a Embaixada dos Estados Unidos, destacando a importância da cooperação entre agências no combate ao extremismo.

O nome da operação, Overlord, faz referência à ofensiva aliada na Segunda Guerra Mundial, simbolizando a determinação das forças policiais em desmantelar movimentos extremistas que ameaçam a paz social no Brasil.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Guararema News

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

“Caveirão” blindado de fabricação europeia é testado pelo BOPE em Florianópolis

O governo estadual deve avaliar a possibilidade de adquirir unidades do modelo para reforçar as operações de segurança

Segurança

Homem é preso suspeito de furtar roupas e acessórios em shopping de Balneário Camboriú

A ação foi registrada pelas câmeras de segurança do local e ocorreu por volta das 19h30 deste domingo (27)

Segurança

Alerta de golpe! Criminosos tentam extorquir lojistas com falsas ameaças de invasão

Guarda Municipal de Florianópolis emite alerta sobre golpe que atinge comerciantes do centro

Segurança

Homem esfaqueia mulher, rouba R$ 2 mil e foge em SC

Mulher foi atacada pelo namorado após uma discussão

Segurança

Motorista foge da polícia e abandona carro de luxo com mais de 700 kg de maconha em SC

O veículo também tinha registro de furto no Paraná e circulava clonado, com placas falsas de outro carro com as mesmas características

Mais notícias

Geral

Pix Móveis inaugura terceira loja em Itapema na próxima semana

A nova loja, localizada na marginal da BR-101, próximo à rodoviária do bairro Tabuleiro, aposta em um showroom mais amplo e produtos de alto padrão

Segurança

“Caveirão” blindado de fabricação europeia é testado pelo BOPE em Florianópolis

O governo estadual deve avaliar a possibilidade de adquirir unidades do modelo para reforçar as operações de segurança