keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

FUNDEMA está implantando ações de proteção à restinga em Piçarras

A vegetação natural da restinga tem o importante papel de fixar a areia, evitando assim, a erosão da praia

Como mais uma medida à proteger nossa preciosa restinga, a Fundação do Meio Ambiente de Balneário Piçarras lançou o projeto “Restinga Preservada, Nossa Praia Protegida”. A iniciativa busca a preservação da vegetação por meio de ações de conscientização, materiais gráficos e placas indicativas na praia.

A vegetação natural da restinga tem o importante papel de fixar a areia, evitando assim, a erosão da nossa praia. Serão implantadas nas passarelas placas informativas, identificando cada espécie de flores do local e explicando como as pessoas podem contribuir na preservação da restinga.

As placas identificam uma das doze espécies de plantas nativas da restinga local, e ainda, trazem 10 dicas/normas práticas para realizarmos o nosso trabalho como cidadão de proteger nossa praia. Marcos Zaleski, Presidente da FUNDEMA, comenta sobre a iniciativa: “A ideia é que a gente desenvolva uma série de atividades para aumentar o conhecimento das pessoas sobre a restinga, entendendo a importância e assim protegendo-a”.

Qual a função da restinga

A vegetação da restinga desempenha uma função imprescindível para as nossas praias, pois realiza importante papel no equilíbrio da região costeira, servindo como um controlador da linha da praia, retendo a areia que é levada pelo vento e ondas, e conforme a vegetação nativa desenvolve suas raízes, rizomas e estolões, o pacote arenoso é fixado. A flora de restinga, pertence a um raro e ameaçado ecossistema litorâneo de grande importância ecológica, que abriga diversas espécies de plantas e animais que enriquecem e embelezam as praias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica

Cidades

Ciclone: Itapema suspende aulas, atendimento em Posto de Saúde, Mirante e Sine

Até o momento algumas ruas registram alagamentos, queda de barreiras e árvores

Cidades

Alunos da APAE de Balneário Camboriú recebem oficinas de artes visuais

As atividades de formação contribuem para o desenvolvimento dos alunos artistas que vão produzir as ilustrações da segunda edição do livro Histórias Especiais

Cidades

Itajaí inicia obras de R$17 milhões que deve pavimentar 40 ruas da cidade

A grande operação vai contemplar com melhorias ruas de diversos bairros da cidade

Cidades

Observadores de aves se reuniram em Itapema neste final de semana

Os observadores participaram de saídas de campo para a prática no Sertão do Trombudo e Praia Grossa no sábado (06/08) e aves marinhas no domingo (07/08)

Mais notícias

Segurança

Homem furta objetos de uma construção de Itajaí

Roram recuperados dois vasos sanitários novos, duas tampas de vaso sanitário, duas caixas para bacia acoplada e um chuveiro