A vegetação natural da restinga tem o importante papel de fixar a areia, evitando assim, a erosão da praia
Como mais uma medida à proteger nossa preciosa restinga, a Fundação do Meio Ambiente de Balneário Piçarras lançou o projeto “Restinga Preservada, Nossa Praia Protegida”. A iniciativa busca a preservação da vegetação por meio de ações de conscientização, materiais gráficos e placas indicativas na praia.
A vegetação natural da restinga tem o importante papel de fixar a areia, evitando assim, a erosão da nossa praia. Serão implantadas nas passarelas placas informativas, identificando cada espécie de flores do local e explicando como as pessoas podem contribuir na preservação da restinga.
As placas identificam uma das doze espécies de plantas nativas da restinga local, e ainda, trazem 10 dicas/normas práticas para realizarmos o nosso trabalho como cidadão de proteger nossa praia. Marcos Zaleski, Presidente da FUNDEMA, comenta sobre a iniciativa: “A ideia é que a gente desenvolva uma série de atividades para aumentar o conhecimento das pessoas sobre a restinga, entendendo a importância e assim protegendo-a”.
Qual a função da restinga
A vegetação da restinga desempenha uma função imprescindível para as nossas praias, pois realiza importante papel no equilíbrio da região costeira, servindo como um controlador da linha da praia, retendo a areia que é levada pelo vento e ondas, e conforme a vegetação nativa desenvolve suas raízes, rizomas e estolões, o pacote arenoso é fixado. A flora de restinga, pertence a um raro e ameaçado ecossistema litorâneo de grande importância ecológica, que abriga diversas espécies de plantas e animais que enriquecem e embelezam as praias.