keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Frio intenso: Massa de ar polar vai derrubar temperaturas no RS e SC nos próximos dias

Previsão indica frio intenso a partir de quarta-feira (05)

X
Foto: São Joaquim Online/Divulgação

Preparem os casacos porque essa próxima semana vai registrar a chegada de uma massa de ar polar que vai derrubar as temperaturas no Sul do Brasil. Marcas negativas e geada que se fizeram presentes pela primeira vez no ano na última semana em vários municípios vão se repetir com essa nova incursão de ar frio e seco. Entretanto, o início da semana começará com temperaturas mais quentes e um calor bem fora de época, segundo antecipa o MetSul Meteorologia. A temperatura na tarde desta segunda-feira (03), deve chegar, por exemplo, aos 32ºC na Grande Porto Alegre. Em Santa Catarina, segunda e terça-feira vão registrar friozinho no amanhecer e a noite. A tarde a temperatura sobe. Entre terça e quarta, uma frente fria que precede a massa de ar frio deve trazer chuva para o Rio Grande do Sul.

O ar mais frio começa a ingressar pela fronteira com o Uruguai no final da terça e deverá alcançar todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre a quarta e o começo da quinta. A combinação da chuva com o ar mais frio deve trazer máximas baixas e uma tarde fria em diversos locais na quarta. Será a primeira vez em 2021 que muitas cidades terão um dia com cara mais de inverno com temperatura baixa mesmo à tarde, uma vez que até agora neste ano o frio se limitou ao período noturno com marcas agradáveis à tarde.

A tendência neste momento é que no final da semana as mínimas possam a cair a valores de -1ºC a -3ºC nos Campos de Cima da Serra e na região de Soledade, 2ºC a 4ºC na área de Caxias do Sul, em baixadas da região Noroeste e em pontos da zona de Passo Fundo, 3ºC a 5ºC em alguns locais da Campanha e da fronteira com o Uruguai, 6ºC a 8ºC em Uruguaiana, e 5ºC a 7ºC na região de Santa Maria. Na Grande Porto Alegre, em áreas rurais da região, as mínimas no final da semana podem cair a marcas de 7ºC a 9ºC.

FRIO E GEADA

Com efeito, os valores previstos para o final da semana sugerem a probabilidade de geada em diversas regiões gaúchas, notadamente em áreas de maior altitude e, sobretudo, em baixadas que concentram o ar mais frio e pesado durante a noite. A geada deverá ser, inclusive, moderada a forte em pontos destas áreas.

O mapa abaixo mostra a projeção de geada para o amanhecer da sexta-feira, conforme o modelo canadense. Na seção de mapas, o assinante tem aceso às projeções de geada para até quinze dias de diferentes modelos numéricos.

A perspectiva é que no próximo fim de semana, apesar de noites ainda frias, comece a se elevar a temperatura com tardes mais quentes no começo da próxima semana à medida que ar mais quente ingressará pelo Norte da Argentina e o ar mais frio se afasta para o mar.

PREVISÃO SANTA CATARINA

Segunda e Terça-feira (03 e 04/05):

Tempo: predomínio de sol com poucas nuvens em SC e nevoeiros isolados ao amanhecer.

Temperatura: em elevação, calor à tarde.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio seco sobre SC.

Quarta-feira (05/05):

Tempo: sol e algumas nuvens em boa parte de SC, com nevoeiros isolados ao amanhecer. No decorrer da tarde a nebulosidade aumenta provocando chuva fraca no Litoral Sul, devido ao deslocamento de uma frente fria no RS.

Temperatura: em elevação na mais parte das regiões de SC.

Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Quinta-feira (06/05):

Tempo: Aumento gradativo de nebulosidade com pancadas de chuva e descargas elétricas a partir do amanhecer do Oeste ao Litoral Sul. Nas demais regiões, presença de sol com aumento de nebulosidade e pancadas de chuva isolada, no decorrer da tarde, devido ao deslocamento de uma frente fria.

Temperatura: em declínio no decorrer do dia.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Fonte: MetSul Meteorologia

Geral

Investimentos melhoram abastecimento no bairro São Miguel em Penha

A concessionária Águas de Penha investiu em um projeto de melhorias no abastecimento do bairro São Miguel. Arthur May, coordenador operacional da concessionária, explica que o projeto envolveu um conjunto de ações, sendo que uma […]

Geral

Atriz Tatá Werneck é criticada nas redes sociais por usar três máscaras no velório de Paulo Gustavo

Internautas acharam um “exagero” por parte da artista ir no local com “tanta proteção”

Geral

Município do Sul de SC está em alerta para foco de raiva bovina

A raiva não tem cura e pode matar animais e seres humanos, portanto a vacinação é muito importante para prevenir e proteger os animais.

Geral

Emasa encontra machado no esgoto durante limpeza de tubulação em BC

A manutenção da rede coletora é um trabalho rotineiro, necessário para a prevenção e saúde do sistema de esgotamento sanitário do município

Mais notícias

Segurança

Autor de chacina em Saudades recebe alta da UTI

Informação foi confirmada pela assessoria do Hospital Regional de Chapecó

Segurança

Quatro pessoas da mesma família morrem em incêndio em SC

Quatro pessoas da mesma família morreram carbonizadas em um incêndio na manhã deste sábado (08) na cidade de São Domingos, no Oeste catarinense. A casa da família ficou destruída. Morreram no local um homem de […]