keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

França identifica nova variante do coronavírus com mais de 40 mutações

Uma dessas mutações está associada a potencial aumento de transmissão

NIAID

A França identificou nova variante do coronavírus com mais de 40 mutações genéticas, sendo que uma está associada a potencial aumento da transmissão do vírus.

Segundo pesquisadores do Instituto Hospitalar Universitário (IHU) de Marselha, que fizeram a descoberta, a nova estirpe do SARS-CoV-2 tem 46 mutações, incluindo uma que está associada ao possível aumento de contágios.

A variante, da qual pouco ainda se sabe, foi batizada pelos cientistas com as iniciais do instituto, IHU, e deriva de outra, a B.1.640, detectada no fim de setembro de 2021 na República do Congo e atualmente sob vigilância da Organização Mundial da Saúde.

Na França, os primeiros casos da nova variante, que tem designação técnica B.1.640.2, foram observados na localidade de Forcalquier, na região de Provença-Alpes-Costa Azul.

Na mesma região, mas em Marselha, uma dezena de casos surgiram associados a viagens aos Camarões, país que faz fronteira com a República do Congo.

O IHU de Marselha, especialista em doenças infecciosas, é dirigido pelo médico Didier Raoult, que recebeu advertência da Ordem dos Médicos francesa por ter violado o código de ética. Ele promoveu o uso do remédio antimalária hidroxicloroquina como tratamento para a covid-19 sem provas de sua eficácia.

A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado há dois anos em Wuhan, cidade do centro da China, e que se disseminou rapidamente pelo mundo.

A Ômicron, identificada em novembro, é a mais contagiosa de todas as variantes do coronavírus consideradas preocupantes, apresentando mais de 30 mutações genéticas na proteína da espícula, a “chave” que permite ao vírus entrar nas células humanas.

Vários países, incluindo Portugal e França, têm atingindo recordes diários de infecções devido à circulação dessa variante.

Com informações da RTP – Rádio e Televisão de Portugal e Agência Brasil

Fonte: Visor Notícias

Coronavírus

Novo carregamento da vacina pediátrica da Pfizer chega ao Brasil

É o 3º lote de vacinas para crianças enviado pelo laboratório

Coronavírus

Ocupação na UTI-COVID é de 50% em Balneário Camboriú

Neste domingo (23), Balneário Camboriú registrava dez pacientes internados na UTI do Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento de Coronavírus, sendo cinco de Balneário Camboriú, dois de Camboriú, dois de Bombinhas e um de Porto […]

Coronavírus

Em Balneário Camboriú, 681 crianças já receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19

A vacinação com Pfizer pediátrica em Balneário Camboriú ocorre, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h

Coronavírus

SC tem 13 regiões no nível alto e quatro no nível moderado para a Covid-19

A Matriz de Risco Potencial Regionalizado divulgada neste sábado, 22, aponta 13 regiões classificadas como risco potencial alto (cor amarelo) e quatro no nível de risco moderado (cor azul). Em um comparativo com o relatório […]

Coronavírus

Santa Catarina inicia vacinação de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos com a Coronavac

Mais uma ferramenta no combate à pandemia do Coronavírus está pronta para ser utilizada no Estado. A Secretaria de Saúde de Santa Catarina informa que mais uma vacina contra a Covid-19 está disponível para as […]

Mais notícias

Geral

Maior investimento em transporte escolar segue com entrega de mais 40 ônibus em Santa Catarina

Mais 40 veículos de transporte escolar foram entregues pelo Governo do Estado aos municípios catarinenses em evento realizado nesta terça-feira, 25, em Palhoça. Esta é a terceira remessa realizada em cerca de um mês, desde […]

Segurança

Homem morto é levado a posto dos correios para receber pensão

A polícia disse que uma autópsia seria realizada para determinar a causa da morte do homem