keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Fotógrafo carioca faz exposição na Câmara de Vereadores de Itapema

O fotógrafo Gil Gusmão traz para a Câmara a mostra “Cabelo Crespo”, que retrata e traz autoestima para crianças de cabelos crespos.

O Projeto Câmara Cultura volta na próxima terça-feira 16/01. No ano de 2017, a Câmara de Vereadores de Itapema recebeu diversos artistas que apresentaram suas exposições no hall de entrada da instituição. Para iniciar as atividades de 2018, o fotógrafo Gil Gusmão traz para a Câmara a mostra “Cabelo Crespo”, que retrata e traz autoestima para crianças de cabelos crespos.

Nascido na Bahia, Gil é fotógrafo profissional desde 2015, e divide seu tempo entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina. “São as duas cidades que eu trabalho realizando ensaios fotográficos. Passo a maior parte do tempo em no Rio de Janeiro porque é onde faço minha faculdade, mas sempre venho para Floripa nos meus tempos livres”, conta o fotógrafo.

O projeto Cabelo Crespo nasceu junto com sua vida profissional na fotografia. “Eu sempre fui apaixonado por crianças, e acabei encontrando uma forma de ficar mais próximo delas”. Gil encontrou uma forma de fotografar crianças negras gratuitamente e reafirmar, para essas crianças, a beleza de sua cor.

E é nesse sentido que Gil combate o preconceito: mostrando para as crianças que não existe nada de errado em ser quem se é. O fotógrafo já percebe a mudança. “Muitas crianças chegam ao ensaio tímidas e com a autoestima baixa, isso porque certamente sofrem preconceito na escola e na sociedade. Por meio desse projeto, as crianças saem transformadas, ficam mais confiantes, se aceitam, se acham lindas, não rejeitam sua imagem e ainda saem mais fortes para lidar com o racismo”, afirma Gil.

O trabalho de Gil é totalmente gratuito e, mesmo que cresça como fotógrafo, continuará com essa proposta. “Os meus planos como fotógrafo é estar sempre em busca de novas oportunidades, mas sei que muitos pais não têm condições de pagar um ensaio fotográfico, por isso faço de graça. O que eu ganho com isso? Sorrisos, abraços, crianças felizes, confiantes e seguras”.

O trabalho de Gil poderá ser visto em janeiro, o fotógrafo irá expor 20 fotos do projeto Cabelo Crespo na Câmara de Vereadores de Itapema. A mostra inaugura no dia 16 de janeiro de 2018 e ficará durante um mês aberta para visitação pública de segunda a sexta, das 12h30 às 18h30.

Para acompanhar os trabalhos de Gil, basta segui-lo nas redes sociais:

Site:  www.gilgusmaofotografias.com/portfolio

Instagram: www.instagram.com/gilgusmaofotografias/?hl=pt-br

Facebook: www.facebook.com/gilvanio.gusmaodesouza

Serviço:

O que- Mostra Cultural Cabelo Crespo

Onde- Câmara de Vereadores de Itapema

Quando- De terça-feira 16/01 à Sexta-feira 16/02

Horário- 12h30-18h30

Quanto- Gratuito

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Itajaí se mobiliza para enfrentar semana de frio intenso

Ativação de abrigo de inverno nesta terça-feira (17) e intensificação de abordagens sociais são algumas das ações planejadas para acolher população vulnerável

Cidades

Balneário Piçarras ativa abrigo de inverno para moradores em situação de rua

Secretaria de Assistência Social realizará trabalho de campo para localizar os moradores de rua

Cidades

Cães e gatos ficam órfãos após morte de protetora em SC

Cidade está mobilizada para ajudar na adoção dos animais

Cidades

São José promove Semana da Enfermagem na próxima segunda-feira

Dia Mundial do Enfermeiro e da Enfermagem é celebrado nesta quinta (12) e município tem a prática de investir na capacitação aos profissionais da área

Cidades

Concurso vai eleger melhores projetos ambientais da rede municipal de ensino de São José

Secretaria de Educação de São José lançou o Concurso Dia do Desafio do Meio Ambiente para motivar a comunidade escolar

Mais notícias

Segurança

Adolescente de 17 anos é morta a tiros na frente de casa

O suspeito fugiu de moto e ainda não foi localizado. A vítima era casa e o marido não estava em casa na hora do crime