keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Forte massa de ar frio avança e vai derrubar temperaturas em Santa Catarina

Vem muito frio por aí! Mudança brusca na temperatura acontece a partir deste domingo (23) em SC

X
Foto: Reprodução NSC

Uma nova massa de ar seco e frio avança em Santa Catarina a partir deste domingo (23). Por conta disso, nos próximos dias as temperaturas caem drasticamente em todas as regiões do Estado. O amanhecer de segunda-feira (24), deve registrar até -2 a 0°C nos altos da Serra, 0 a 2°C no Meio Oeste, 3 a 5°C no Oeste, 4 a 6°C no Planalto Norte e algo na faixa dos 10°C nas outras regiões.

Porém, será a noite de segunda para terça que será a mais gelada. O amanhecer de terça-feira (25), terá temperaturas de 0°C a negativas em muitas cidades do Oeste, Meio Oeste, Serra e Planalto Norte. A previsão é que tenhamos algo entre: -5 e -3°C na Serra, -2 a 0°C Meio Oeste e Planalto Norte, 0 a 2°C Oeste, 4 a 6°C Vale do Itajaí, 6 a 8°C Sul, Litoral e Norte, segundo antecipou o meteorologista da NSC Leandro Puchalski. O amanhecer dos dois dias, segunda e terça, deverá ter geada pelo Estado.

Primeira forte massa de ar polar do ano pode chegar ao Brasil

Neste domingo (23), chega a primeira forte massa de ar polar do ano no Brasil. É o que indicam os modelos meteorológicos analisados pela MetSul. A maioria das simulações computadorizadas aponta uma forte incursão de ar polar de trajetória continental ingressando no território brasileiro na virada do mês.

Várias massas de ar frio já alcançaram o Centro-Sul do Brasil neste outono e provocaram um alto número de dias com mínimas negativas até agora na estação. Ocorre que estas incursões não chegaram a ser muito fortes e o ar muito seco associado foi determinante para as mínimas muito baixas. Isso fez com que as madrugadas fossem muito frias, mas as tardes agradáveis. Quando uma massa de ar polar de maior intensidade atua o dia todo tende a ser frio com mínimas e máximas baixas mesmo com sol.

Os dados analisados de hoje apontam que esta massa de ar polar derrubaria a temperatura não apenas no Sul do Brasil, mas também no Centro-Oeste e parte do Norte com friagem no final deste mês e no começo de junho. Com isso, não apenas capitais como Porto Alegre ou Curitiba teriam frio, mas também cidades como São Paulo e Campo Grande.

Em suas últimas projeções, o modelo europeu chega a indicar mínimas de 3ºC para Porto Alegre e ao redor de 0ºC para a região metropolitana no final de maio e início de junho. Para o interior, mínimas abaixo de zero em grande número de municípios com marcas tão baixas quanto -5ºC a -7ºC nos locais de maior altitude do Estado. Nenhum dado hoje aponta neve, mas apenas geada generalizada.

É época para a primeira forte massa de ar polar do ano

As primeiras incursões de ar mais gelado do ano costumam ocorrer na segunda metade de maio e durante o mês de junho, logo concretizando-se as projeções o ar polar mais forte estaria chegando na época tradicional. Vale lembrar, em um contexto histórico, que o fim de maio de 1979 teve uma poderosa erupção de ar polar no Sul do Brasil. Foi o evento que ficou conhecido por trazer neve no jogo do Esportivo e do Grêmio em Bento Gonçalves (leia mais).

O denominado inverno climático está distante apenas uma semana, ademais. Diferente do inverno astronômico, o chamado inverno climático é compreendido pelo trimestre de junho a agosto (JJA). É usado como referência na climatologia mundial, no caso do Hemisfério Sul, para análise de temperatura. Assim, se pelo critério astronômico falta quase um mês para o começo da estação fria, pelo critério climático ela é iminente.

Os indicativos de uma forte massa de ar polar na virada do mês são hoje uma tendência. Falta uma semana ainda e as projeções estão sujeitas a alterações e correções. Nesse sentido, ao longo da semana se terá uma ideia melhor da intensidade e das consequências desta incursão fria.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Itapema: Ruas do bairro Meia Praia recebem pavimentação asfáltica

As ruas 298, 300 e 304 já foram contempladas e a rua 266 está em fase de preparação do solo

Geral

SC Mais Moradia: Governo lança programa para combater déficit habitacional

Serão construídas casas para pessoas que vivem em situação de pobreza extrema

Geral

Morador fica coberto de fezes e urina que foram despejadas por avião comercial

Morador cuidava do jardim quando avião despejou as fezes na área

Geral

WhatsApp deixará de funcionar em milhares de aparelhos a partir de novembro

A mudança foi anunciada com antecedência para que os usuários busquem uma adaptação. Celulares de marcas como Apple, Samsung, Sony e LG, entre outras, devem ser afetados

Geral

Águas de Bombinhas recebe a Licença Ambiental para universalização do esgotamento sanitário

Deputada Ana Paula e prefeito Paulinho não mediram esforços para a liberação das licenças

Mais notícias

Cidades

Pesquisa avalia hipótese de que sombra de prédios em BC traz mais conforto do que desconforto

O objetivo é apurar o modo como as pessoas reagem às condições microclimáticas

Brasil

Polícia prende Galã da Internet que aplicou golpe de R$ 320 mil em mulheres idosas

Ele entrava em contato pelas redes sociais, iniciava um romance e depois fugia com o dinheiro das vitimas