Uma ação conjunta da Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Dionísio Cerqueira, da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR, da Divisão de Apoio à Investigação do Centro Integrado de Operações de Fronteira (DAI/CIOF)/SEOPI/MJSP e com cooperação policial internacional, resultou na prisão de um foragido da Justiça de Chapecó e no resgate de uma adolescente que estaria sendo mantida em cárcere privado no Paraguai.
Na tarde de sábado (18), integrantes do Comando Tripartito- Delegación Paraguaya e ainda, do Departamento Antisecuestro de Personas. Comisaría N° 8- Minga Guazú, ambas Unidades da Polícia Nacional, foram até uma propriedade rural do distrito Minguero, cidade de Minga Guazú, Paraguai, onde realizaram a prisão de um homem de nacionalidade brasileira, foragido da Justiça de Chapecó condenado pela prática de homicídio doloso.
No local, o foragido vinha mantendo a filha de 12 anos em cárcere privado. Além disso, foram constatados fortes indícios de que a adolescente vinha sendo vítima de violência sexual pelo pai. A adolescente foi abrigada em uma casa em Ciudad Del Este e aguarda na companhia da mãe os trâmites legais pelas autoridades do Paraguai para retornar para Santa Catarina. Já o pai dela é foragido da Justiça de Chapecó e se encontra preso no sistema prisional paraguaio, tendo em vista os crimes praticados contra a própria filha.
No dia 28 de abril de 2022, a mãe da adolescente procurou a Delegacia de Polícia de Dionísio Cerqueira relatando que o ex-marido, ao simular que conduziria a filha até a escola, acabou levando a menor e a conduziu até a região da tríplice fronteira de Foz do Iguaçu.
Condenação por homicídio
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Dionísio Cerqueira, representou pela expedição de busca e apreensão da adolescente para fins de restituição ao lar da mãe. Após a manifestação favorável do Ministério Público, a Justiça autorizou a medida. Além disso, descobriu-se que o pai figurava como foragido da Penitenciária da Chapecó, pois possui condenação criminal pela prática de homicídio doloso.
Com o trabalho de investigação da Delegacia de Polícia de Dionísio Cerqueira, descobriu-se o paradeiro do foragido e, após a troca de informações, assim como a união de esforços, foram possíveis a localização e a prisão do foragido da Justiça, assim como o resgate da adolescente