Uma foca-caranguejeira foi encontrada na Praia da Armação, em Florianópolis, na manhã desta sexta-feira (07). O animal foi encontrado por uma equipe de campo da Associação R3 Animal, através do Projeto de Monitoramento de Praias […]
Uma foca-caranguejeira foi encontrada na Praia da Armação, em Florianópolis, na manhã desta sexta-feira (07). O animal foi encontrado por uma equipe de campo da Associação R3 Animal, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
O animal está na areia da praia descansando e apresenta um ferimento na parte dorsal. Uma equipe de biólogos e veterinárias foi deslocada até a praia para avaliar o estado de saúde do animal e prestar atendimento no local.
Essa espécie de foca é antártica e é recomendado que não seja levada para Centro de Reabilitação, caso aconteça, ela não poderá ser devolvida à natureza. O motivo é que os animais antárticos não estão expostos a diferentes doenças comparados com outros animais.
A foca-caranguejeira se alimenta basicamente de pequenos crustáceos. Elas costumam viver em colônias na Antártica, também utilizam blocos de gelos flutuantes para acasalar ou descansar. Já houve outros registros desta espécie na região.
Ao avistar uma ave, mamífero ou tartaruga marinha, ligue 0800 642 3341.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo na Bacia de Santos sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.