keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Florianópolis e Balneário Camboriú são destaques em Ranking de Competitividade dos Municípios

Dois municípios catarinenses estão entre os 20 mais competitivos do Brasil, de acordo com a primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, que foi divulgado nesta quinta-feira, 19, pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP) […]

santa catarina e o segundo estado mais competitivo do brasil aponta ranking nacional 20191018 1001938275 Visor Notícias
Cristiano Estrela / Secom

Dois municípios catarinenses estão entre os 20 mais competitivos do Brasil, de acordo com a primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, que foi divulgado nesta quinta-feira, 19, pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP) em parceria com a startup Gove e com o Sebrae. Dentre as 405 cidades do país com mais de 80 mil habitantes, a capital Florianópolis ocupa a quarta colocação e, Balneário Camboriú, a 16º.

Ainda nos 20 melhores resultados estão: Barueri (1º), São Caetano do Sul (2º), São Paulo (3º), Curitiba (5º), Vitória (6º), Santos (7º), Campinas (8º), Indaiatuba (9º), Porto Alegre (10º), Belo Horizonte (11º), São João da Boa Vista (12º), Jundiaí (13º), Santana de Parnaíba (14º), São Carlos (15º), São Bernardo do Campo (17º), Paulínia (18º), São José dos Campos (19º) e Votuporanga (20º).

Já entre as 66 primeiras colocações, as Regiões Sudeste e Sul foram as que apresentaram melhor desempenho. São Paulo na frente (40 municípios), Santa Catarina (7 cidades), Minas Gerais e Paraná (6 cidades cada), Rio Grande do Sul (5 cidades) e Rio de Janeiro e Espírito Santo com um município cada.

Competitividade por dimensão

Florianópolis é o grande destaque da dimensão econômica (1ª colocação). Mas se encontra em posições medianas na dimensão social (48ª colocação) e insatisfatória na dimensão institucional (226ª colocação). Quando se trata apenas de capitais, o Vale do Silício, assim como é conhecida, é a segunda mais competitiva do país.

A capital catarinense apresentou ainda um ótimo desempenho em todos os pilares, ocupando a 3 ª colocação no pilar de inovação e dinamismo econômico. A 5 ª em inserção econômica, 6 ª em telecomunicações e a 10ª em capital humano.

O município de Balneário Camboriú ocupa a 1ª colocação na dimensão institucional, justificado pelo ótimo desempenho no pilar de sustentabilidade fiscal (3ª colocação), junto a uma colocação mediana em funcionamento da máquina pública (22ª colocação).

O ranking

Lançado pela primeira vez em 2020, o Ranking de Competitividade dos Municípios nasce com o intuito de gerar diagnósticos e direcionamentos para a atuação dos líderes públicos municipais.

Em sua concepção atual, o ranking possibilita identificar, dentro de cada um de suas 3 dimensões (instituições, sociedade e economia) e 12 pilares temáticos (qualidade e acesso à saúde e educação, segurança, saneamento e meio ambiente, inserção econômica, sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública), quais são os pontos fortes e fracos que influenciaram a classificação final do município em cada um dos 55 indicadores contemplados, como taxas de investimento, de matrículas escolares e de mortalidade, cobertura de abastecimento de água, formalidade no mercado de trabalho e acesso à telefonia.

De acordo com o economista da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Paulo Zoldan, o Ranking de Competitividade dos Municípios é uma poderosa ferramenta para balizar as ações dos gestores públicos e investidores. “Estes dados servem como base para a construção de políticas públicas e para a construção do legado de competitividade dos Estados, da mesma forma que direciona a tomada de decisões, para investimentos no Estado”, frisa.

“Este ranking é um instrumento que além de servir diretamente ao gestor municipal, também auxilia o Governo do Estado a acolher a complexidade e especificidades do território catarinense. Podendo orientar, com mais qualidade, programas, políticas públicas e projetos com vistas à redução das desigualdades regionais”, salienta o diretor de Desenvolvimento Territorial, Thobias Furlanetti.

Para Lucas Cepeda, coordenador de competitividade do CLP, com o ranking é possível identificar as reais prioridades e ver onde podem ser alocados os recursos prioritários. “O diagnóstico nasce com os novos prefeitos e pode ajudar a dar um chute inicial de priorização de políticas para os novos gestores”, destaca.

Veja os resultados de SC

4º Florianópolis
16º Balneário Camboriú
28º Jaraguá do Sul
35º Blumenau
46º Joinville
53º Itajaí
63º São Bento do Sul
68º Chapecó
77º Brusque
81º Criciúma
115º Tubarão
123º Palhoça
129º Lages
135º São José
155º Navegantes
243º Camboriú

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Porto de Santa Catarina lidera produtividade nacional

Resultado recorde do terminal foi alcançado em meio às obras de ampliação

Economia

Sicredi está entre as cinco melhores instituições financeiras do Brasil no ranking da Forbes 

O Sicredi se destacou, principalmente, pelo seu compromisso com o atendimento personalizado e soluções digitais inovadoras

Economia

Relatório aponta que mudanças climáticas podem intensificar a pobreza no mundo

Recordes de ondas de calor, inundações severas e incêndios florestais intensos, exacerbados pelo aquecimento global, podem custar caro

Economia

Aprovada isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

Governo estima que a medida, já em vigor em razão de uma MP, beneficie 15,8 milhões de pessoas

Economia

Brasil registra quase 4 milhões de novas empresas em 2023

No Sul do Brasil, foram registradas 742.324 novas empresas, com Santa Catarina apresentando o maior crescimento regional de 6,8%

Mais notícias

Segurança

Carro capota com 15 mil maços de cigarros no Oeste

O acidente ocorreu na madrugada desta sexta; os cigarros eram contrabandeados do Paraguai

Segurança

Jovem de 21 anos é preso após esfaquear tio em Navegantes

As facadas acertaram o pescoço, tórax e a mão