keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Fiscal agropecuário diz que nuvem de gafanhotos não chegará ao Brasil

Frio registrado na Argentina teria diminuído mobilidade dos insetos

X

Por enquanto a nuvem de gafanhotos deve se manter longe do Brasil. Nesta quinta-feira (23), os insetos estavam há 98 km da Barra do Quaraí, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. De acordo com a notícia publicada pela GaúchaZH, a mobilidade dos insetos foi reduzida por conta do frio registrado na província de Entre Ríos, na Argentina. O fiscal estadual agropecuário Juliano Ritter explicou que a nuvem é monitorada diariamente, e que no momento não há risco do enxame chegar ao Brasil.

“O vento está no sentido sudoeste e orienta a nuvem em direção ao Rio Grande do Sul, mas ele não é um fator determinante, o calor é mais importante. E, na província de Entre Ríos, que é onde o enxame está, os termômetros marcam apenas 16°C, e isso dificulta a mobilidade dos gafanhotos” explicou. O secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) Covatti Filho disse que um plano de contingência foi criado para o caso da nuvem chegar em solo gaúcho.

Seriam 70 aeronaves espalhadas pela fronteira e mais de 400 em todo o estado, para lançar defensivos agrícolas e combater a praga. O Governo do Estado informou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deverá liberar R$ 600 mil de recursos para auxiliar o Rio Grande do Sul no combate à nuvem de gafanhotos, caso ela atinja cidades gaúchas. A promessa foi feita durante reunião em Brasília na quarta-feira entre a ministra Tereza Cristina e Covatti Filho. Há cerca de um mês, a nuvem de gafanhotos colocou Santa Catarina em estado de emergência fitossanitária. O estado de emergência, declarado pelo Mapa, permite a implementação de plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais, caso necessário, pelo prazo de um ano.

Geral

Oceanic Atrativos parabeniza Grupo CCR pela concessão do Aeroporto Internacional de Navegantes

Grupo Oceanic possui hoje em Balneário Camboriú três atrativos: o Oceanic Aquarium, Classic Car Show e a Pizza do Pirata

Geral

Ministério Público Federal dá prazo para Casan solucionar novo vazamento de efluentes na Lagoa da Conceição

Após denúncia recebida pelo MPF, a procuradora da República em Santa Catarina Analúcia Hartmann oficiou a companhia, requisitando vistoria e providências imediatas para solução de um extravasamento em tubulação localizada abaixo do trapiche da Cooperbarco.

Geral

Liminar proíbe venda de unidades e publicidade de empreendimento sem registro imobiliário em Porto Belo

Caso a empresa mantenha a publicidade do empreendimento enquanto ele estiver em situação irregular, estarão sujeitos à multa de R$ 50 mil por dia de descumprimento da decisão judicial.

Geral

Preparem os casacos! Frio intenso é previsto para os próximos 15 dias em SC

Termômetros poderão registrar mínimas de até 3°C nas áreas mais altas do Estado

Geral

MPF alerta Prefeitura de Florianópolis sobre risco de indenização milionária por imóvel em área de preservação

Segundo o TRF4, não é permitido o enriquecimento pelo recebimento de verbas por áreas de preservação, que não podem ser utilizadas.

Mais notícias

Geral

Oceanic Atrativos parabeniza Grupo CCR pela concessão do Aeroporto Internacional de Navegantes

Grupo Oceanic possui hoje em Balneário Camboriú três atrativos: o Oceanic Aquarium, Classic Car Show e a Pizza do Pirata