keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Fim de semana de fiscalização reforçada para cumprimento de protocolos sanitários em SC

Em Blumenau, um bingo clandestino foi descoberto durante a fiscalização.

51010860346 0be777ac48 c Visor Notícias
Fotos: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Em mais um fim de semana de restrições e fiscalização reforçada para conter o avanço da Covid-19, as forças de segurança de Santa Catarina atuam em todo o estado para o cumprimento do decreto que estabelece medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus. O decreto esteve vigente até às 6h desta segunda-feira, 8.

O presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Charles Alexandre Vieira, destaca que as ações são intensificadas nos períodos com restrição social, mas, desde o começo da pandemia, o trabalho das forças de segurança tem sido constante. “Agora, nesta fase, as ações foram intensificadas, principalmente por conta dos períodos determinados em que se faz ainda mais necessário o isolamento social”, frisa.

Para o trabalho de fiscalização, Santa Catarina conta com um reforço de 500 policiais militares, que, neste momento, estarão atuando exclusivamente nesta função. De acordo com o comando-geral da PM, a tropa está sendo empregada nos municípios que, juntos, concentram a maioria do número total de casos da doença no estado. O efetivo poderá atuar de acordo com as necessidades apontadas pela área da Saúde.

Na Polícia Militar, durante o segundo final de semana de restrições, as ações foram reforçadas com o serviço de inteligência, identificando pessoas ou pequenos grupos que estariam organizando eventos e acabaram sendo desmobilizados de maneira antecipada pelos policiais. A integração das polícias militar rodoviária e ambiental foi outra estratégia que ajudou a ampliar a capacidade de fiscalização.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel PM Dionei Tonet, o papel da população também é fundamental. “É muito importante que as pessoas estejam bem informadas e nos ajudem, passando informações. A participação da própria comunidade torna o nosso trabalho ainda mais efetivo”, disse o comandante-geral.

Desde a sexta-feira, a Polícia Militar intensifica a fiscalização em casas noturnas, inclusive com a interdição de estabelecimentos com reunião de público. As praias – que também estão sob a vigência do decreto 1.172 – foram fiscalizadas pelos policiais, para coibir a circulação e permanência de pessoas.

Pela Polícia Civil, os trabalhos de fiscalização se estenderam de noite e de dia em todas as regiões do estado em operações integradas também com órgãos municipais. Na Capital, policiais civis percorreram regiões como o Centro, Continente, Lagoa da Conceição e Norte da Ilha de SC. Foram feitas fiscalizações também na Grande Florianópolis.

“Estamos atuando mais uma vez em defesa das vidas e contamos com a conscientização das pessoas”, afirma o delegado-geral Paulo Koerich.

A operação da Polícia Civil foi denominada de “Future Optimum” e dados parciais contabilizados indicavam 3.663 estabelecimentos fiscalizados pelo Estado desde a sexta-feira, 5. Em Blumenau, um bingo clandestino foi descoberto durante a fiscalização.

As autoridades reforçam o pedido para que a população respeite as medidas sanitárias e ajude a conter a disseminação do coronavírus em Santa Catarina.

Além de atuar em fiscalizações e ações com as demais forças de segurança pública, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realiza um trabalho de orientação nas cidades, passando com viaturas trazendo mensagens para que as pessoas fiquem em casa e respeitem os decretos.

Além disso, os guarda-vidas militares e civis estão fechando as entradas das praias com a fita zebrada da corporação e explicando para as pessoas que o decreto não permite a circulação e permanência dos cidadãos nas praias.

“Seguiremos atuando nas ruas enquanto for necessário para garantir segurança e saúde a todos, mas cada um precisa fazer a sua parte”, reitera o presidente do Colegiado de Segurança Pública e Perícia Oficial do Estado.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Coronavírus

Marina Silva continua internada para tratamento de Covid-19

Ministra deu entrada no hospital no último sábado

Coronavírus

OMS decreta fim da pandemia de Covid-19

Mundo acumulou 765 milhões de casos da doença e 6,9 milhões de mortes em pouco mais de três anos

Coronavírus

Centro de Testagem para Covid-19 de Itajaí terá horário de atendimento ampliado

A partir de segunda-feira (28), o serviço, que fica ao lado do Laboratório Municipal, irá atender 24 horas por dia

Coronavírus

Casos graves de Covid-19 crescem em todo o país

Ao todo, já foram registrados no país 267.226 casos de SRAG em 2022

Coronavírus

Balneário Camboriú recebe vacinas contra a Covid-19

Frascos de Pfizer recebidos serão destinados às doses de reforço de gestantes, puérperas e adolescentes de 12 a 17 anos de idade

Mais notícias

Geral

Clube de milionários tem pista de R$ 1 bilhão onde eles podem dirigir a quase 250km/h

Designer da F1 projetou pista de corrida privada e para fazer parte desse seleto grupo, é preciso desembolsar R$ 1,2 milhão

Tempo

Temperaturas podem chegar aos 30ºC no feriado de Páscoa em SC

Previsão indica possibilidade de chuva em algumas regiões do estado