keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Fila para adoção é 12 vezes maior do que número de crianças em SC

Segundo o Conselho Nacional de Justiça, número de pessoas na espera para adotar cresceu 8% na pandemia

Existem cerca de 3.184 pessoas que aguardam na fila de adoção de filhos em Santa Catarina. Os dados são do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atualizados em 22 de março, e revelam que a quantidade de famílias na lista é 12 vezes maior do que a de crianças consideradas disponíveis para o Estado. 

Segundo o CNJ, o número de pessoas em busca de adoção de filhos cresceu 8% na pandemia. A psicóloga Marina Castilho, que trabalha no setor de acolhimento do Estado, explica que a Covid-19 trouxe mudanças em relação à troca emocional e afetiva entre as famílias. Essas alterações, segundo ela, podem ter aumentado o número de pessoas interessadas. 

De acordo com a psicóloga, em média uma criança é adotada por dia em Santa Catarina. Desde 2020, ocorreram 783 adoções no estado, uma média de 32 mensais. 

Segundo o CNJ, 80% das famílias procuram por recém-nascidos, faixa etária com menor número em acolhimentos catarinenses. A demora na adoção depende do perfil de criança escolhido pela família. A média de espera no Estado é de dois anos. 

Segundo o advogado Enio Gentil, no caso de perfis mais amplos, como crianças mais velhas e adolescentes, o tempo de espera é reduzido, podendo levar semanas ou meses. 

Impactos psicológicos 

Crianças que são entregues ou abandonadas precisam de acompanhamento psicológico. O advogado Enio Gentil lembra, no entanto, que a entrega espontânea, feita diretamente no Poder Judiciário, não é considerada crime. Diferente do abandono. 

O processo de entrega espontânea funciona a partir do setor psicossocial do fórum, que auxilia a mulher sobre a decisão e inicia uma rede de atendimentos. 

Conforme a assistente social da comarca de Jaraguá do Sul, Maike Evelise Pacher, o impacto psicológico inevitavelmente vai existir nos dois processos. “Se for uma família acolhedora, que traga afeto, carinho e que tenha essa troca positiva, esses conflitos vão se tornando mais leves”, explica. 

Fonte: G1

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Prefeita de Itapema lamenta a morte de Stalin Passos

O empresário Stalin Passos morreu nesta segunda-feira (16) aos 80 anos

Geral

Morre o empresário Stalin Passos em Itapema

O velório ocorre nesta terça-feira (17) na Câmara Municipal de Itapema

Geral

Ministério Público Federal investiga prazos do Contorno de Florianópolis

O MPF pediu à Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) que apresente os percentuais de conclusão das obras em sete de janeiro de 2021 e em 20 de fevereiro de 2020, destacando eventuais alterações no cronograma de conclusão

Geral

Lideranças pressionam Arteris para entrega do Contorno de Florianópolis

Concessionária da BR-101 reafirmou que pretende cumprir o prazo de 31 de dezembro de 2023

Geral

Governo do Estado debate desafios do setor portuário com lideranças do Sul do Brasil

Chefe do executivo ressaltou a prioridade dada pela atual gestão nos investimentos em infraestrutura

Mais notícias

Segurança

Malandro rouba portão de creche e é preso pela polícia em Itajaí

O rapaz disse para a policia que tinha onde vender o produto do furto. Veja o vídeo do Visor Manhã

Segurança

Operação da Polícia Civil apreende drogas, armas e realiza prisões em SC

A ação contou com o apoio do Núcleo de Operações com Cães (NOC/PCSC) de Itajaí. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão