keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Fenômeno ‘raios vermelhos’ foram registrados durante temporal no RS

Fenômeno chamado de sprite vermelho ocorre no alto da atmosfera

raios vermelho Visor Notícias
Foto: Denis Goerl/Reprodução/MetSul

Os temporais registrados na noite de segunda-feira (15), na Grande Porto Alegre, Serra Gaúcha e Litoral Norte do Rio Grande do Sul, deixaram um verdadeiro rastro de destruição. As fortes rajadas de ventos causaram diversos estragos e uma das cidades mais afetadas é Canoas, onde a estação meteorológica na base aérea registrou ventos de 120,5 km/h. Mas, durante o temporal, imagens de raios foram registradas e surpreenderam os internautas.

Segundo o MetSul, portal especializado em meteorologia, as descargas acompanhavam a evolução da supercélula de tempestade na dianteira de uma frente fria que avançava pelo Rio Grande do Sul. O sistema frontal trouxe muitos raios também na Metade Norte gaúcha, incluindo a Serra Gaúcha que foi assolada igualmente por vendavais em alguns municípios, sobretudo mais a Leste da região.

Na Serra gaúcha, o que chamou atenção foram raios de coloração avermelhada que foram observados a partir de Caxias do Sul. O registro das descargas de cor vermelha foi feito pelo colaborador da MetSul na cidade da Serra Denis Goerl. Afinal, porque a cor vermelha? Raios vermelhos não existem no sentido literal, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos.

O fenômeno conhecido mais próximo é algo chamado de sprite vermelho, que ocorre no alto da atmosfera “diretamente acima de uma tempestade ativa”, diz a NOAA. “Eles raramente são vistos a olho nu e os registros são feitos com câmeras não raro com lentes especiais”, relata a NOAA, a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos.

O que determinou a cor avermelhada nos raios, conforme a análise da MetSul Meteorologia, foi a presença de material particulado na atmosfera, no caso fumaça de queimadas. Havia muitos focos de queimadas no Brasil ontem, como é comum nesta época do ano, e corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, um corredor vento a 1500 metros de altitude, originado na Bolívia e no Centro-Oeste, trazia fumaça para a Metade Norte gaúcha na dianteira da frente fria.

A luz produzida por um raio ou relâmpago é branca. Quanto mais partículas no ar, maior o impacto na luz. A longas distâncias ou quando há muitas partículas no ar, os comprimentos de onda mais curtos da luz (azuis, índigos e violetas) tendem a ser absorvidos ou espalhados. Os comprimentos de onda mais longos (vermelhos, laranjas e amarelos) são o que restam.

Então, neste caso, tanto a distância da descarga elétrica quanto as partículas de fumaça no ar estão impedindo que a luz azul, índigo e violeta chegue ao observador, fazendo com que o relâmpago pareça vermelho. Portanto, a Serra não teve raios vermelhos. O que havia na atmosfera e a distância do observador geraram a percepção pelo efeito óptico de raios com tonalidade avermelhada.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Santa Catarina deve enfrentar temperaturas abaixo de 5°C

Segundo informações da Defesa Civil, nesta sexta-feira (19), as temperaturas devem despencar

Tempo

Outono chegou com mudanças bruscas nas temperaturas de SC

Mas afinal, quais são as características do Outono? Confira na íntegra:

Tempo

Amanhecer será gelado mas o sol deve predominar em SC

Apesar das manhãs frias, as temperaturas devem subir rapidamente chegando ao dobro

Mais notícias