keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Fenômeno “nuvem prateleira” cobre o céu em Itapema e chama atenção

Esse fenômeno já é uma nuvem de vento forte e que anuncia um temporal

Foto: Visor Notícias

Nesta quinta-feira (21), moradores de Itapema, compartilharam fotos e vídeos de uma “nuvem prateleira”, que cobriu o céu da cidade e região. De acordo com explicação disponível no Climatempo, o fenômeno pode significar, na maioria das vezes, a aproximação de uma tempestade. Conforme a previsão, uma frente fria, que avança pelo Estado, deve provocar temporais nas próximas horas e queda na temperatura em algumas cidades.

O fenômeno é velho conhecido dos meteorologistas. Esse tipo de nuvem é, geralmente, curvo ou semicircular e possui várias ‘camadas’ empilhadas na horizontal — como se fosse uma prateleira — que são formadas quando uma camada de ar mais quente se sobressai sobre uma camada de ar mais frio. Ela já é uma nuvem de vento forte e que anuncia um temporal. A nuvem prateleira está dentro de um sistema que é chamado de frente de rajada.

Durante a tarde, algumas cidades da Grande Florianópolis registraram ventos fortes como Florianópolis e São José. Outros municípios também tiveram ventania, cuja velocidade ficou entre 88.7 km/h em Siderópolis a 45.4 km/h em Lages.

Conforme a Defesa Civil Estadual, as rajadas de vento se estendem da Serra ao Oeste nesta quinta. A passagem da frente fria na fronteira com o Rio Grande do Sul provoca mudança de direção desse vento, impactando principalmente o Litoral. As rajadas variam, em média, de 50km/h a 70km/h.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Ciclone violento e de rara intensidade com força de furação atingirá RS e SC

A previsão indica rajadas de ventos extremamente fortes que poderão ter força de furação em alguns pontos

Tempo

Semana começa com frio e possibilidade de neve em Santa Catarina

Há ainda a condição de geada ampla em Santa Catarina

Tempo

Novo alerta da Defesa Civil; Ciclone em SC vai provocar ventos de até 100 km/h

Previsão indica ainda a condição de geada ampla em Santa Catarina

Mais notícias

Geral

Morre o empresário Stalin Passos em Itapema

O velório ocorre nesta terça-feira (17) na Câmara Municipal de Itapema

Geral

Ministério Público Federal investiga prazos do Contorno de Florianópolis

O MPF pediu à Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) que apresente os percentuais de conclusão das obras em sete de janeiro de 2021 e em 20 de fevereiro de 2020, destacando eventuais alterações no cronograma de conclusão