O meteoro foi registrado por câmeras de monitoramento de Monte Castelo, no Norte do Estado
Um corpo celeste foi registrado no céu de Santa Catarina por câmeras da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros em Monte Castelo, no norte de Santa Catarina. A imagem foi realizada às 21h26 da última segunda-feira (1º) e durou cerca de 4 segundos, finalizada com uma explosão de pequena escala.
Jocimar Justino, astrônomo amador, relatou que a explosão indica um aumento repentino de brilho observado no final de seu trajeto. A hipótese é de que o fenômeno tenha acontecido sobre a cidade de Joinville, complementou. Pela elevada altitude em que os meteoros costumam ocorrer, o evento pode ter sido visto nos estados vizinhos.
Relembre registros anteriores em SC:
Em junho de 2023, o estado registrou a passagem de mais de 200 meteoros em uma estação de monitoramento de Monte Castelo. Diversas estrelas cadentes traçaram uma longa trajetória antes de desaparecer em meio a escuridão.
No dia 3 de maio do mesmo ano, um meteoro foi visto cruzando o céu e se dissipando dentro de uma nuvem. Confira post abaixo:
Já em novembro de 2022, meteoro bólido conhecido por sua característica explosiva foi flagrado em uma velocidade de aproximadamente 147 mil km/h.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.