keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Fenômeno Aphelion que afasta a Terra do Sol acontecerá dia 4 de julho de 2022

Fontes especializadas garantem que não estão previstos efeitos significativos no clima ou saúde no Planeta

distancia entre a Terra e o Sol 1280x720 1 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Diante dos dias gelados que os moradores do Sul do Brasil enfrentam nos últimos dias, ganhou força nas redes sociais um texto que fala sobre um fenômeno chamado Aphelion ou Afélio, que é o afastamento do Sol da terra e com isso as pessoas sentiriam mais frio no planeta.

A publicação ainda fala que a situação está prevista para ocorrer a partir de quarta-feira (18). Mas, o contrário do texto que circula na web, principalmente no Twitter, o próximo afélio ocorrerá em 4 de julho de 2022 e não são previstos efeitos significativos no clima ou na relação com a saúde das pessoas, segundo fontes especializadas e uma astrônoma consultada pela Agência Folha Press. Conforme o alerta, “a distância da Terra ao Sol é de cerca 90.000.000 km, mas com o tal fenômeno do afélio, o astro estará a 152.000.000 km”.

A partir de amanhã, às 05h27, vivenciaremos o FENÔMENO APHELION, onde a Terra estará muito distante do Sol. Não podemos ver o fenômeno, mas podemos sentir seu impacto.  Isso vai durar até agosto. Teremos um clima frio mais do que o clima frio anterior, o que afetará a gripe, tosse, falta de ar, etc.’, dizem publicações compartilhadas no Facebook majoritariamente em abril de 2022.

Essa história já circula há alguns anos na internet em vários idiomas. Em julho de 2018, uma versão indonésia já havia sido desmascarada por especialistas daquele país. Ou seja, não é verdade que isso fará com que a temperatura da Terra abaixe drasticamente. De acordo com a NASA, a agência espacial dos EUA, o próximo Afélio ocorrerá em 4 de julho de 2022 e não são previstos efeitos significativos no clima ou na relação com a saúde das pessoas. A distância prevista entre os dois corpos astronômicos é de 152.098.455 km, quando em média a distância é 150.000.000 km, equivalendo a 8,3 minutos-luz ou a uma unidade astronômica.

O site Planetário de Montevidéu explica que isso ocorre porque o caminho da Terra ao redor do Sol é elíptico e não circular, por isso há momentos em que nosso planeta está mais longe do Sol e outros mais próximos (periélio). Conhecemos isso aqui como primavera, verão, outono e inverno.

No entanto, a distância entre nosso planeta e o Sol ‘varia muito pouco’ e a diferença entre o afélio e o periélio não ultrapassa 3%, explicou à agência de notícias AFP, Andrea Sánchez, doutora em astronomia pela Universidade da República, no Uruguai.  Sánchez explicou que a mudança das temperaturas durante as estações do ano se deve ao fato de que o eixo de rotação da Terra é inclinado e ‘isso determina que em uma determinada estação o Hemisfério Sul receba mais radiação solar, e em outra, o Hemisfério Norte’. No entanto, observou que há mais fatores que afetam a variação do clima, ‘não apenas a distância para o Sol’.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Estado de Minas

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Putin vence eleição na Rússia pela quinta vez e manterá no poder até 2030

No poder há 24 anos, Putin confirmou favoritismo e terá um quinto mandato como presidente após mudar a Constituição para poder governar até 2036.

Mundo

Tempestade solar poderá deixar o mundo com apagão na internet? Entenda

Com 2024 projetado para ser um ano de significativa atividade solar, os especialistas expressam preocupação com o potencial impacto dessas tempestades

Mundo

Novo estudo aponta que placa tectônica do Pacífico pode estar colapsando

A descoberta de falhas na Placa Oceânica do Pacífico pode revolucionar a compreensão da geologia e das placas tectônicas

Mundo

Voos para Argentina no dia 24 são cancelados por motivo de greve

A greve foi convocada em protesto contra as medidas econômicas adotadas pelo presidente Javier Milei

Mais notícias

Segurança

Laboratório de drogas em SC tinha fórmulas químicas e até decoração inspirada em ‘Breaking Bad’

Assim como na série, o laboratório real buscava se destacar no submundo do crime pela suposta “pureza” de seus produtos