keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Feira do Livro encanta crianças e adultos em Bombinhas

Fadas, bruxas, bailarinas, músicas muitas delas do cancioneiro popular, contações de histórias sobre os mais diversos mundos da imaginação, e livros para todos os gostos protagonizam Feira do Livro de Bombinhas.

 

A Feira do Livro realizada pela Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas nos dias 24 e 25, terça e quarta-feira, foi um sucesso de público e atrações. Nem mesmo a chuva que insistiu em lavar a península, afastou a alegria e vontade de participar. Foram, cerca, de 1300 pessoas, entre alunos da rede municipal e estadual, escritores, comunidade em geral que aproveitaram para adquirir novos títulos, que aliás tinha para todos os gostos, mas em especial para as crianças e adolescentes, e assistir a diversidade artística que passou pelo palco nos dois dias de feira.

O acontecimento integrou a programação da Semana do Livro e Biblioteca que inciou na segunda-feira com oficinas de Pão-Por-Deus, ministradas por Alcirene Irene de Melo e Nivalda do Espírito Santo da Silva, em três horários, dois para crianças e um para adultos.

Na terça-feira, 24 de outubro, deu-se início a Feira do livro. A abertura contou com a participação dos vereadores Márcia Pinheiro, José Antônio Olímpia e Carlos Eduardo de Campos, além da presidente da FMC, Nívea Maria da Silva Bücker, e a arte se fez presente desde o início com o Hino de Bombinhas apresentado pelos alunos da EEB Maria Rita Flor sob a coordenação do Maestro Carlos Caetano. Durante a solenidade foi realizado o lançamento oficial do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas – PMLLLB, com a presença do Grupo de Trabalho que construiu a minuta a partir do Fórum realizado em 23 de julho de 2016.

A primeira atração artística foi o espetáculo “Cirandinha” com Nana Toledo e Lucas Toledo, que também encerrou o primeiro dia da Feira do Livro. E o que não faltou foi o brilho nos olhos da criançada e muitas risadas. Em seguida vieram: “Conversa de Pescador”, com seu Henrique Melo, do Canto Grande, e Claudir Pinheiro, da praia da Sepultura. Logo após a “História do Petisquinho” com Fabiolle Longhi, e ainda, Ana Conto (Marcia Sena) e Maria Leitura (Sofia Lessa) e a história da “Branca de Neve versada”.

O segundo dia, igualmente mágico, inciou com a Cia Sandra Baron e o “Bibelô de Histórias”, em seguida o músico Dentinho Arueira fez uma oficina com a meninada, além de encantar com seu vozeirão com canções consagradas e autorais. No período da tarde foi a vez da pequena Sofia Lessa e a “Verdadeira história da rainha vermelha” subir ao palco, Sofia também dançou e colocou o público para dançar. Seguida pelos contadores de histórias da Academia Brasileira de Contação de Histórias –
ABCH, e do projeto “Mãos que tecem Histórias”, que brincaram com o imaginário das crianças e dos grandinhos. Encerrou a Feira do Livro a atriz Sandra Baron que levou ao palco a peça “Contos da ilha da magia”,bem apropriado encerrar um evento literário com benzimentos, encantamentos do universo bruxólico e fadólico de Franklin Cascaes.

A coordenadora da Feira do livro, a bibliotecária Patrícia Vilma Pinheiro da Silva da Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa, conta que foi uma experiência grandiosa, e que em muitos momentos a equipe ficou emocionada com as reações das crianças: “o rostinho de alegria quando nos perguntavam se teríamos mais vezes. Cada ônibus que estacionava era um turbilhão de sentimentos, a sensação de estarmos no caminho certo”, enfatiza Patrícia, também ressalta que as ideias já estão em efervescência para o ano que vem. “Tenho certeza de que aprendemos muito com a realização dessa Feira, e vamos para a próxima fortalecidos e com muitas novidades”, conclui a bibliotecária.

A coordenadora pedagógica do Cei Peter Pan, Márcia Estela Belo, fala do encantamento das crianças com esse mundo mágico da literatura, que abraçou não apenas os pequenos, mas as educadoras também: “foi uma viagem fantástica ao mundo da fantasia, da ciranda e da história cantada. Como as crianças disseram: Foi um show! Oportunidades assim, ricas de cultura local remetem à pureza e a inocência da criança”, ressalta a coordenadora.

A Semana do Livro e da Biblioteca encerra nesta sexta-feira, 27 de outubro, com o Literanique – piquenique literário, às 15 horas, na Praça da Cultura Popular – Antenor Júlio do Espírito Santo, ao lado da EEB Dona Dilma Mafra, no Centro.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Mãe e filho são presos após assassinar idosos e deixar padre ferido em festa em MT

O alvo dos disparos seria o dono da casa, que não chegou a ser atingido

Trânsito

Caminhão sai da pista e colide em árvore na BR-282 em SC

O acidente ocorreu em Iraceminha, no Oeste do Estado