keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Feira do Livro encanta crianças e adultos em Bombinhas

Fadas, bruxas, bailarinas, músicas muitas delas do cancioneiro popular, contações de histórias sobre os mais diversos mundos da imaginação, e livros para todos os gostos protagonizam Feira do Livro de Bombinhas.

 

A Feira do Livro realizada pela Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas nos dias 24 e 25, terça e quarta-feira, foi um sucesso de público e atrações. Nem mesmo a chuva que insistiu em lavar a península, afastou a alegria e vontade de participar. Foram, cerca, de 1300 pessoas, entre alunos da rede municipal e estadual, escritores, comunidade em geral que aproveitaram para adquirir novos títulos, que aliás tinha para todos os gostos, mas em especial para as crianças e adolescentes, e assistir a diversidade artística que passou pelo palco nos dois dias de feira.

O acontecimento integrou a programação da Semana do Livro e Biblioteca que inciou na segunda-feira com oficinas de Pão-Por-Deus, ministradas por Alcirene Irene de Melo e Nivalda do Espírito Santo da Silva, em três horários, dois para crianças e um para adultos.

Na terça-feira, 24 de outubro, deu-se início a Feira do livro. A abertura contou com a participação dos vereadores Márcia Pinheiro, José Antônio Olímpia e Carlos Eduardo de Campos, além da presidente da FMC, Nívea Maria da Silva Bücker, e a arte se fez presente desde o início com o Hino de Bombinhas apresentado pelos alunos da EEB Maria Rita Flor sob a coordenação do Maestro Carlos Caetano. Durante a solenidade foi realizado o lançamento oficial do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas – PMLLLB, com a presença do Grupo de Trabalho que construiu a minuta a partir do Fórum realizado em 23 de julho de 2016.

A primeira atração artística foi o espetáculo “Cirandinha” com Nana Toledo e Lucas Toledo, que também encerrou o primeiro dia da Feira do Livro. E o que não faltou foi o brilho nos olhos da criançada e muitas risadas. Em seguida vieram: “Conversa de Pescador”, com seu Henrique Melo, do Canto Grande, e Claudir Pinheiro, da praia da Sepultura. Logo após a “História do Petisquinho” com Fabiolle Longhi, e ainda, Ana Conto (Marcia Sena) e Maria Leitura (Sofia Lessa) e a história da “Branca de Neve versada”.

O segundo dia, igualmente mágico, inciou com a Cia Sandra Baron e o “Bibelô de Histórias”, em seguida o músico Dentinho Arueira fez uma oficina com a meninada, além de encantar com seu vozeirão com canções consagradas e autorais. No período da tarde foi a vez da pequena Sofia Lessa e a “Verdadeira história da rainha vermelha” subir ao palco, Sofia também dançou e colocou o público para dançar. Seguida pelos contadores de histórias da Academia Brasileira de Contação de Histórias –
ABCH, e do projeto “Mãos que tecem Histórias”, que brincaram com o imaginário das crianças e dos grandinhos. Encerrou a Feira do Livro a atriz Sandra Baron que levou ao palco a peça “Contos da ilha da magia”,bem apropriado encerrar um evento literário com benzimentos, encantamentos do universo bruxólico e fadólico de Franklin Cascaes.

A coordenadora da Feira do livro, a bibliotecária Patrícia Vilma Pinheiro da Silva da Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa, conta que foi uma experiência grandiosa, e que em muitos momentos a equipe ficou emocionada com as reações das crianças: “o rostinho de alegria quando nos perguntavam se teríamos mais vezes. Cada ônibus que estacionava era um turbilhão de sentimentos, a sensação de estarmos no caminho certo”, enfatiza Patrícia, também ressalta que as ideias já estão em efervescência para o ano que vem. “Tenho certeza de que aprendemos muito com a realização dessa Feira, e vamos para a próxima fortalecidos e com muitas novidades”, conclui a bibliotecária.

A coordenadora pedagógica do Cei Peter Pan, Márcia Estela Belo, fala do encantamento das crianças com esse mundo mágico da literatura, que abraçou não apenas os pequenos, mas as educadoras também: “foi uma viagem fantástica ao mundo da fantasia, da ciranda e da história cantada. Como as crianças disseram: Foi um show! Oportunidades assim, ricas de cultura local remetem à pureza e a inocência da criança”, ressalta a coordenadora.

A Semana do Livro e da Biblioteca encerra nesta sexta-feira, 27 de outubro, com o Literanique – piquenique literário, às 15 horas, na Praça da Cultura Popular – Antenor Júlio do Espírito Santo, ao lado da EEB Dona Dilma Mafra, no Centro.

Cidades

Epagri inicia segunda etapa da pesquisa para comercialização de ostra desconchada

Santa Catarina é o maior produtor de ostras do Brasil, tendo produzido 2.759.611 toneladas em 2019

Cidades

Cinco ruas são pavimentadas no bairro Alto Perequê em Porto Belo

Prefeito de Porto Belo Emerson Stein destaca a importância das pavimentações, que são realizadas com qualidade e no tempo certo

Cidades

Vídeo: Cabeceira de ponte desaba e engole pelo menos três veículos em Brusque

Por volta das 20h desta quarta-feira, 21, a cabeceira da ponte Santos Dumont, no bairro Santa Terezinha, caiu. Três carros passavam pela ponte no momento da queda. De acordo com informações preliminares, ninguém ficou ferido. […]

Cidades

Ondas provocadas pela tempestade subtropical Potira fecham porto de Itajaí

O canal de acesso ao complexo portuário de Itajaí precisou ser fechado hoje devido à instabilidade do tempo, causada pela tempestade subtropical Potira. De acordo com a praticagem, responsável pelas manobras de entrada e saída […]

Cidades

Veja ao vivo: Live com sete horas de duração homenageia os 59 anos de Itapema

A cidade de Itapema completa hoje 59 anos de emancipação político-administrativa e para marcar a data uma live comemorativa está sendo realizada nesta tarde (21/04) e deve ter mais de sete horas de duração. O […]

Mais notícias

Segurança

Cães da Polícia Civil auxiliam nas fiscalizações contra tráfico de drogas em rodoviária de Joinville

Passageiros, as malas e os ônibus intermunicipais e interestaduais foram vistoriados pelos agentes com o auxílio dos cães Glock e Imbel

Economia

BC aprova obrigatoriedade de bancos ofertarem Pix por agendamento

Instituições também ganharam mais prazo para Pix Cobrança