keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

FBI alerta EUA para possíveis ataques cibernéticos da Rússia

Governo dos EUA está em alerta máximo para a possibilidade do conflito se espalhar para o ciberespaço

O ​​impasse entre os Estados Unidos e a Rússia sobre o conflito na Ucrânia até agora se desenrolou principalmente nas frentes diplomáticas e econômicas. Mas agora, enquanto a Rússia invade a Ucrânia e os Estados Unidos impõem novas sanções à Rússia, há preocupações que podem mudar. O governo dos EUA está em alerta máximo para a possibilidade do conflito se espalhar para o ciberespaço, onde a Rússia demonstrou capacidade de causar interrupções e danos significativos no passado.

Na terça-feira (23), um alto funcionário cibernético do FBI alertou empresas e governos locais dos EUA que deveriam estar vigilantes contra possíveis ataques de ransomware, poucos dias depois de várias agências dos EUA emitirem um aviso semelhante a executivos de grandes bancos dos EUA, segundo pessoas com conhecimento de ambas as reuniões. Há várias maneiras pelas quais os hackers russos podem atrapalhar os negócios dos EUA e os americanos em geral.

Precedente de ataques cibernéticos russos

Alguns dos maiores ataques cibernéticos contra a infraestrutura dos EUA nos últimos dois anos foram ligados a supostos hackers russos. A lista inclui o hack da SolarWinds que se infiltrou em várias agências governamentais em 2020, o ataque de ransomware que forçou o fechamento de um dos maiores oleodutos de combustível da América por vários dias no ano passado e outro ataque a um dos maiores produtores de carne do mundo, a JBS.

A Rússia também foi repetidamente acusada de perpetrar campanhas de desinformação online direcionadas aos Estados Unidos, incluindo, principalmente, esforços para interferir nas eleições americanas. Esta semana, autoridades americanas também acusaram a inteligência russa de espalhar desinformação sobre a Ucrânia.

Embora muitos ataques online não possam ser diretamente vinculados ao Estado russo, há uma crença generalizada de que os hackers operam com a bênção da Rússia. Quem diz isso é Herb Lin, pesquisador sênior de política e segurança cibernética do Centro de Segurança e Cooperação Internacional da Universidade de Stanford.

“Eles não operam diretamente para o governo russo, mas operam sob um conjunto de regras que dizem: ‘vocês fazem o que quiserem…” disse à CNN Business.

Ataques à Ucrânia

A Ucrânia já enfrentou vários ataques cibernéticos desde o início do conflito com a Rússia, incluindo um na quarta-feira (23) que teve como alvo o site do parlamento do país, bem como vários bancos e agências governamentais. Analistas dizem que até ataques cibernéticos direcionados contra a Ucrânia podem ter implicações além das fronteiras do país (tanto físicas quanto virtuais).

Em um relatório na terça-feira, analistas da S&P Global Ratings sinalizaram “um risco aumentado de ataques cibernéticos à Ucrânia … que podem criar efeitos indiretos para corporações, governos e outras partes na região e além”.

Fonte: CNN

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Homem fica com as pernas presas para fora de elevador

Segundo informações divulgadas pelo Malaysia Gazette, o acidente está sendo investigado

Mundo

Suprema Corte dos EUA aumenta acesso a porte de armas e derruba lei estadual

Direito estabelecido pela segunda emenda poderá reverberar nos estados

Mundo

Idoso solitário pede pizza para que entregador o ajude a se deitar

Ao longo do vídeo, o idoso parece dar as instruções ao entregador sobre como ajudá-lo o máximo possível até chegar à cama

Mundo

Mãe descobre que filho praticava bullying com colega e obriga jovem a se desculpa

Samm Jane ficou “furiosa” depois que professores ligaram para ela, dizendo que seu filho estava enviando mensagens cruéis para uma colega

Mundo

Em ranking dos dez melhores parques do mundo, três são brasileiros

O levantamento Travelers' Choice 2022 – Best of the Best mostrou que o Beto Carrero World está no terceiro lugar da lista

Mais notícias

Segurança

Polícia Civil investiga morte de bebê de cinco meses em Criciúma

Óbito ocorreu dentro de casa na noite de sexta-feira (24)

Geral

Familiares se despedem do jornalista Dom Phillips em Niterói

Família disse que seguirá atenta aos desdobramentos das investigações