keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

FATMA indica 13 pontos próprios para banho em Balneário Camboriú

Os únicos dois pontos que estão impróprios para banho é o Pontal Norte e a Lagoa de Taquaras, na Praia de Taquaras.

Chegou o verão, época de aproveitar as praias de Balneário Camboriú. E na quinta-feira (21), a Fundação do Meio Ambiente (FATMA) divulgou o terceiro relatório de balneabilidade da temporada 2017/2018. Dos 15 pontos verificados na cidade pela FATMA, 13 locais estão próprios para banho. O resultado positivo dos pontos é o mesmo dos últimos cinco relatórios divulgados pela fundação.

Os únicos dois pontos que estão impróprios para banho é o Pontal Norte e a Lagoa de Taquaras, na Praia de Taquaras. Para reverter essa situação nesses dois locais a Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), está executando ações que melhorem a balneabilidade.

Uma dessas ações é a revitalização do Rio Marambaia, que deságua no Pontal Norte. A primeira etapa, que iniciou em 14 de novembro e finalizou no dia 16 de novembro, retirou com o auxílio de máquina escavadeira hidráulica quase 1.200 metros cúbicos de lixo, entulho e areia fétida, o equivalente a 120 caminhões. A partir do início de 2018, serão instaladas unidades de aeração em três pontos do Rio Marambaia, que aumentará a oxigenação da água do rio através de pequenas bolhas de ar.

De acordo com a diretora técnica da EMASA, Roberta Orlandi, o rio está sendo limpo e desobstruído, não havendo nenhuma ação de tratamento da água neste momento. “Não há ocorrência de alterações e nem mesmo estavam previstas para a primeira fase, que compreende a remoção de resíduos depositados na calha do rio. Somente nas próximas etapas, quando avançarmos na redução da carga de esgotos clandestinos e eventual tratamento complementar das águas do Rio Marambaia, é que poderemos obter as melhorias de balneabilidade de forma consistente e segura”, explicou.

Segundo o diretor-geral da EMASA, Carlos Haacke, a última etapa da revitalização do rio será o desassoreamento completo com o uso de draga. “Para isso, a EMASA precisa de um licenciamento ambiental mais detalhado da FATMA. Além disso, no início dessa semana também foi instalada uma contenção flutuante para segurar garrafas e sacolas plásticas, por exemplo, evitando que a sujeira vá para o mar. A barreira foi colocada na altura da Rua Julieta Lins, no Bairro Pioneiros, finalizando a primeira etapa da revitalização no rio”, comentou.

No ponto da Lagoa de Taquaras, na Praia de Taquaras, também serão feitas ações para revitalizar o local. A praia é uma das três que está na fase piloto do Projeto Bandeira Azul, que é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas. “A EMASA está finalizando a rede coletora da Praia de Taquaras, desativará a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do local e no espaço será feita uma elevatória. Em parceria com os professores da UNIVALI vamos iniciar ainda neste verão o monitoramento e tratamento do jardim filtrante, no riacho que deságua na lagoa”, concluiu o secretário de Meio Ambiente, Ike Gevaerd.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Vigilantes de trânsito e PM realizam operação contra transporte clandestino em Navegantes

O secretário da pasta, Joziel José Pereira, explica que constantemente, chegam denúncias no setor, relatando esse tipo de situação e que por isso, a Navetran e Polícia Militar trabalham para combater o problema

Cidades

Navegantes lança revista anual de transparência dos atos públicos

O periódico será lançado uma vez ao ano, sempre com dados do ano anterior

Cidades

Itajaí se mobiliza para enfrentar semana de frio intenso

Ativação de abrigo de inverno nesta terça-feira (17) e intensificação de abordagens sociais são algumas das ações planejadas para acolher população vulnerável

Cidades

Balneário Piçarras ativa abrigo de inverno para moradores em situação de rua

Secretaria de Assistência Social realizará trabalho de campo para localizar os moradores de rua

Cidades

Cães e gatos ficam órfãos após morte de protetora em SC

Cidade está mobilizada para ajudar na adoção dos animais

Mais notícias

Geral

Quem é Elon Musk, o homem mais rico do mundo e que está no Brasil

Elon Musk se encontrou com o presidente Bolsonaro e Ministros para falar sobre a Amazônia

Geral

Luciano Hang participa de reunião com o homem mais rico do mundo

O encontro será entre o presidente Jair Bolsonaro, empresários e ministros e acontece em um resort de luxo