keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Fatma divulga relatório de balneabilidade das praias de SC

Relatório da Fatma mostra que dos 40 pontos reprovados no estado, 12 estão na região da Costa Verde & Mar

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou mais um relatório mensal de balneabilidade. Dos 215 locais analisados nas praias catarinenses, 175 (81,4%) estão próprios para banho. As coletas e análises foram feitas de 23 a 27 de outubro. Os dados estão disponíveis no www.fatma.sc.gov.br e no aplicativo Praias SC, habilitado para Android. Dos 40 pontos reprovados, 12 ficam na região da Costa Verde & Mar, onde apenas Piçarras e Itajaí estão com 100% de locais próprios.

>>> Acesse o relatório completo aqui

Em Florianópolis, dos 75 pontos avaliados, 64 (85,3%) estão próprios para banho. No restante do Litoral, 111 locais (79,3%) estão liberados para os banhistas. “Em relação ao relatório de setembro, dois pontos passaram a ser impróprios e oito tornaram-se próprios”, explica o técnico de Laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva.

O monitoramento semanal da temporada de verão 2017/2018 começa a ser divulgado em 6 de dezembro. Até lá, os relatórios mensais de todo o Litoral catarinense são divulgados nas últimas sextas-feiras de cada mês. “A balneabilidade, feita há 40 anos pela Fatma, é um serviço importante para que cada cidadão aproveite as belas praias catarinenses com segurança”, afirma o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

Como é feito

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, encontrada em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio. O programa da Fatma é um dos mais completos do Brasil e executado há 40 anos.

Os pontos analisados são nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

 

Geral

Investimentos melhoram abastecimento no bairro São Miguel em Penha

A concessionária Águas de Penha investiu em um projeto de melhorias no abastecimento do bairro São Miguel. Arthur May, coordenador operacional da concessionária, explica que o projeto envolveu um conjunto de ações, sendo que uma […]

Geral

Atriz Tatá Werneck é criticada nas redes sociais por usar três máscaras no velório de Paulo Gustavo

Internautas acharam um “exagero” por parte da artista ir no local com “tanta proteção”

Geral

Município do Sul de SC está em alerta para foco de raiva bovina

A raiva não tem cura e pode matar animais e seres humanos, portanto a vacinação é muito importante para prevenir e proteger os animais.

Geral

Emasa encontra machado no esgoto durante limpeza de tubulação em BC

A manutenção da rede coletora é um trabalho rotineiro, necessário para a prevenção e saúde do sistema de esgotamento sanitário do município

Mais notícias

Coronavírus

Pela segunda semana seguida, apenas uma região do estado está em nível grave

Não houve alterações de classificação em relação à matriz divulgada no último final de semana

Segurança

Autor de chacina em Saudades recebe alta da UTI

Informação foi confirmada pela assessoria do Hospital Regional de Chapecó