keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Fatma divulga relatório de balneabilidade das praias de SC

Relatório da Fatma mostra que dos 40 pontos reprovados no estado, 12 estão na região da Costa Verde & Mar

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou mais um relatório mensal de balneabilidade. Dos 215 locais analisados nas praias catarinenses, 175 (81,4%) estão próprios para banho. As coletas e análises foram feitas de 23 a 27 de outubro. Os dados estão disponíveis no www.fatma.sc.gov.br e no aplicativo Praias SC, habilitado para Android. Dos 40 pontos reprovados, 12 ficam na região da Costa Verde & Mar, onde apenas Piçarras e Itajaí estão com 100% de locais próprios.

>>> Acesse o relatório completo aqui

Em Florianópolis, dos 75 pontos avaliados, 64 (85,3%) estão próprios para banho. No restante do Litoral, 111 locais (79,3%) estão liberados para os banhistas. “Em relação ao relatório de setembro, dois pontos passaram a ser impróprios e oito tornaram-se próprios”, explica o técnico de Laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva.

O monitoramento semanal da temporada de verão 2017/2018 começa a ser divulgado em 6 de dezembro. Até lá, os relatórios mensais de todo o Litoral catarinense são divulgados nas últimas sextas-feiras de cada mês. “A balneabilidade, feita há 40 anos pela Fatma, é um serviço importante para que cada cidadão aproveite as belas praias catarinenses com segurança”, afirma o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

Como é feito

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, encontrada em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio. O programa da Fatma é um dos mais completos do Brasil e executado há 40 anos.

Os pontos analisados são nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

 

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Fotos: Geada transforma as paisagens da Serra Catarinense

Fotos do fotógrafo Wagner Urbano mostra como a geada afetou as paisagens das cidades da Serra

Geral

Mourão visita feira da FIESC, em Florianópolis

O vice-presidente da República esteve na feira de tecnologias e produtos de defesa nesta sexta-feira (20), na Base Aérea de Florianópolis

Geral

Veja quais postos de Santa Catarina venderão gasolina a R$4,99 o litro

Cada cliente poderá abastecer atá 15 litros por carro e cada filial disponibilizará 5 mil litros de gasolina comum pelo valor diferenciado

Geral

Bolsa Estudante: Auxílio começa a ser pago aos estudantes contemplados nesta sexta-feira

Os bolsistas que informaram uma conta corrente do Banco do Brasil receberam ambas as parcelas nesta sexta

Geral

Trabalho de monitoramento contra dengue é intensificado pela Prefeitura de BC

Outra ação de combate à dengue são palestras nas escolas de Balneário Camboriú.

Mais notícias

Segurança

Jovem de 19 anos morre após capotar o carro e cair em córrego

A vítima teve o corpo parcialmente lançado para fora do carro

Segurança

Jovem é encontrado morto em calçada com a boca cheia de terra

Segundo informações, o jovem foi encontrado em uma calçada, inconsciente e com sinais de espancamento na cabeça