keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Falta de chuva prejudica mananciais de água que atendem Penha e região

O cenário de crise hídrica que afeta Santa Catarina, continua prejudicando o abastecimento de água em Penha. A captação dos rios do Peixe e Piçarras, que abastecem Balneário Piçarras e Penha, não recuperaram seus níveis […]

2020 04 22 13h40 picarras rio casan Visor Notícias

O cenário de crise hídrica que afeta Santa Catarina, continua prejudicando o abastecimento de água em Penha. A captação dos rios do Peixe e Piçarras, que abastecem Balneário Piçarras e Penha, não recuperaram seus níveis normais. A concessionária Águas de Penha pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água prioritariamente para o consumo humano, evitando desperdícios. De acordo com o meteorologista da Epagri, Paulo César Martins, a tendência é de que continue sendo registrados baixos volumes de chuva na região. A previsão para os próximos meses, no entanto, será conhecida a partir desta quarta-feira.

A precipitação nas regiões litorâneas na primeira quinzena de outubro ficou 65% abaixo do que era estimado para o mês, conforme relatório da Epagri. O mês de setembro, por sua vez, terminou com o volume total de chuva abaixo do esperado do oeste ao litoral norte, com valores de chuva entre 25 e 50 mm. Ainda conforme os dados de setembro da Epagri, o litoral norte, onde se localiza Penha, está entre as áreas mais atingidas pela má distribuição e pequeno volume de chuva em Santa Catarina. Esta situação de baixos volumes de chuva reflete na disponibilidade de água nos mananciais.

Evite desperdícios. Conserte vazamentos. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água.

A concessionária reforça a importância da reservação individual (caixas d’água) para amenizar os riscos de desabastecimento do imóvel. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da Águas de Penha, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp no 99234 1414.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias