keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Falta de chuva prejudica mananciais de água que atendem Penha e região

O cenário de crise hídrica que afeta Santa Catarina, continua prejudicando o abastecimento de água em Penha. A captação dos rios do Peixe e Piçarras, que abastecem Balneário Piçarras e Penha, não recuperaram seus níveis […]

X

O cenário de crise hídrica que afeta Santa Catarina, continua prejudicando o abastecimento de água em Penha. A captação dos rios do Peixe e Piçarras, que abastecem Balneário Piçarras e Penha, não recuperaram seus níveis normais. A concessionária Águas de Penha pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água prioritariamente para o consumo humano, evitando desperdícios. De acordo com o meteorologista da Epagri, Paulo César Martins, a tendência é de que continue sendo registrados baixos volumes de chuva na região. A previsão para os próximos meses, no entanto, será conhecida a partir desta quarta-feira.

A precipitação nas regiões litorâneas na primeira quinzena de outubro ficou 65% abaixo do que era estimado para o mês, conforme relatório da Epagri. O mês de setembro, por sua vez, terminou com o volume total de chuva abaixo do esperado do oeste ao litoral norte, com valores de chuva entre 25 e 50 mm. Ainda conforme os dados de setembro da Epagri, o litoral norte, onde se localiza Penha, está entre as áreas mais atingidas pela má distribuição e pequeno volume de chuva em Santa Catarina. Esta situação de baixos volumes de chuva reflete na disponibilidade de água nos mananciais.

Evite desperdícios. Conserte vazamentos. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água.

A concessionária reforça a importância da reservação individual (caixas d’água) para amenizar os riscos de desabastecimento do imóvel. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da Águas de Penha, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp no 99234 1414.

Fonte: Visor Notícias

Cidades

Veja os vídeos: Jovens do Oeste de SC flagram OVNIs fazendo manobras; caso será investigado

“Parecia uma estrela-cadente vermelha. Depois, quando paramos, vimos uma luz branca muito forte e algumas luzes vermelhas que pareciam girar, como um disco voador”, disse Eduardo Justo Patulé, de 23 anos.

Cidades

Itajaí 161 anos: Semasa investe no maior programa de saneamento da história

Um dos contratos que demandam maior volume de recursos financeiros é a implantação de mais de 100 quilômetros de redes coletoras de esgoto

Cidades

Confira a programação do aniversário de 161 anos de Itajaí

Devido à pandemia, a programação foi organizada para que toda população possa participar de maneira segura

Cidades

Saúde intensifica recolhimento de caramujos africanos em Itapema

Secretaria de Saúde está realizando uma ação para o recolhimento e descarte do Caramujo Africano em Itapema

Cidades

Educação divulga novos contemplados no Fila Única

Pais das crianças convocadas devem comparecer na Secretaria de Educação

Mais notícias

Segurança

Portaria com regramento sobre corridas de rua é divulgada pelo Governo de SC

A portaria 620 institui limites para a liberação de eventos do tipo corrida de rua realizados por entidades privadas ou públicas no estado

Segurança

Corpo é encontrado boiando no Rio Itajaí-Açu, no litoral de SC

Os Bombeiros Voluntários foram acionados e retiraram o corpo do rio. Segundo os bombeiros, ele não tinha identificação.