keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Extremos: regiões com enchentes e outras com tempo seco; veja como ficam os próximos dias

Chuvas intensas e temporais devem abranger o Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte nesta quinta

design horizontal 72 1 Visor Notícias
Imagem Ilustrativa

As condições meteorológicas em Santa Catarina continuarão marcadas por pancadas de verão irregulares e dispersas ao longo da semana, conforme informado pelo meteorologista Piter Scheuer.

As temperaturas persistirão acima dos 30°C em todo o estado, com o vento predominando na direção sudeste a nordeste.

De acordo com a Defesa Civil, a partir da tarde desta quarta-feira (28), a influência de uma área alongada de baixa pressão atmosférica, juntamente com o fluxo de ar quente e úmido proveniente do norte do país em direção a Santa Catarina, aumentará a instabilidade atmosférica.

Essas condições instáveis favorecerão o retorno de tempestades isoladas em todo o estado, especialmente nas áreas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.

A partir da noite e, principalmente, durante a madrugada de quinta-feira (29), a instabilidade ganhará intensidade nas regiões do Grande Oeste, iniciando nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e a Argentina

Captura de tela 2024 02 28 083833 1280x630 1 Visor Notícias

De acordo com a Defesa Civil, ao longo da quinta-feira (29), a probabilidade de chuvas intensas e temporais volta a aumentar em todo o estado, abrangendo regiões como o Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte.

A instituição alerta para a possibilidade de desenvolvimento de temporais com chuvas localmente intensas, elevando o risco de alagamentos, enxurradas, além de ocorrências como raios, rajadas de vento e possível precipitação de granizo.

Com isso, há um elevado risco de destelhamentos, danos à rede elétrica e quedas de galhos e árvores, especialmente nas áreas demarcadas em laranja, sobretudo no Grande Oeste. Já nas áreas indicadas em amarelo, o risco é moderado.

As pancadas de verão, comuns nesta estação, tendem a ocorrer preferencialmente à tarde e à noite, sendo irregulares e mal distribuídas, o que implica que nem todas as cidades serão afetadas. Algumas áreas podem experimentar até três dias consecutivos de tempo seco, enquanto em outras a chuva pode persistir diariamente.

Chuvisco e garoa no Litoral

Segundo o meteorologista, existe a possibilidade de chuvisco e garoa no litoral e Vale do Itajaí, principalmente durante as madrugadas e início das manhãs. A sexta-feira e o fim de semana apresentam maior probabilidade dessas condições.

Temperaturas elevadas

As temperaturas permanecem elevadas em todo o estado, com máximas superiores a 30°C. O calor, combinado com a alta umidade, contribui para a formação das pancadas de verão.

Início da próxima semana

A partir da próxima semana, a probabilidade de chuvas aumenta ainda mais, com a possibilidade de formação de temporais. Na região sul do estado, a chuva é mais isolada no início da manhã, predominando o sol ao longo do dia com poucas nuvens.

Recomendações da Defesa Civil para a população

A Defesa Civil recomenda evitar áreas sujeitas a alagamentos e não atravessar ruas alagadas. Durante os temporais, é aconselhável evitar atividades ao ar livre, procurando abrigo em locais seguros. Fique atento aos avisos e alertas emitidos pela Defesa Civil.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: SCC10

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Defesa Civil emite alerta para risco de deslizamentos em SC

Fim de semana será de muita chuva no Litoral com risco de alagamentos

Tempo

Chuvarada é prevista para os próximos dias em SC

No litoral Norte e Vale do Itajaí, os volumes de chuva podem chegar a 200 mm

Tempo

Alerta meteorológico projeta chuvas extremas em SC e no RS

Precipitações podem superar em 200% a média de abril

Tempo

Baixas temperaturas deixam SC em alerta nesta quinta-feira

Estado será marcado com pancadas de tempestade isoladas e queda significativa de temperatura

Tempo

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas em SC

Frente fria traz temporais e ventos fortes nos próximos dias

Mais notícias

Segurança

Homem de 33 anos morre após capotar veículo em Itajaí

Vítima, um homem de 33 anos, conduzia um Renault Clio com placas de Balneário Camboriú, quando capotou o automóvel

Segurança

Empresária de 29 anos sofre mal súbito e morre dentro da própria loja

“Achamos que era somente uma queda de pressão, demos os primeiros socorros, chamamos o Samu", diz a publicação no Instagram