keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Exército americano testa cães robôs com armas letais em missões de patrulha

Os cães robôs tem capacidade de zoom ótico de 30x, visão térmica para disparar no escuro e uma capacidade de atingir alvos a 1.200 metros.

WhatsApp Image 2021 10 15 at 10.12.08 Visor Notícias

A empresa Boston Dynamics apresentou robôs quadrúpedes e bípedes desenhados para assistência, trabalhos em armazém ou mesmo para suportar forças policiais. A empresa tem uma política estrita contra o uso de armas montados nos seus robots. Mas isso não significa que o conceito não inspire outras empresas a criarem outras versões bélicas destes equipamentos.

A empresa americana Ghost Robotics está a equipar os seus robots com armas desenvolvidas pela Sword International, especialista em criar pequenas armas personalizadas. O robot chama-se Vision 60 e utiliza armas da plataforma SPUR (special purpose unmanned rifle), ou seja, armas que podem ser operadas autonomamente. É descrito que esta arma tem uma capacidade de zoom ótico de 30x, visão térmica para disparar no escuro e uma capacidade de atingir alvos a 1.200 metros.

No website da Sword, é referido que o sistema SPUR foi desenhado para ser operado à distância, permitindo ao seu operador que carregue ou ative a segurança da arma, podendo ser utilizado numa vasta magnitude de condições.

Estes robots estão a ser testados pelo exército americano em diferentes operações. Estes servem para patrulhar o perímetro das bases militares, assim como para percorrer locais pantanosos de difícil acesso dos soldados ou veículos. “Estes cães serão mais um par de olhos e ouvidos enquanto computam grandes quantidades de dados em localizações estratégicas na área da Base da Força Área Tyndall”, é referido numa entrevista dada pelo CEO da Ghost Robotics ao The Drive.

Estes robots têm ainda outras finalidades para além do reconhecimento do terreno. Podem ser usados para mapear terreno através de vídeo remoto, servir como torres móveis de telecomunicações mobile, para desarmar bombas, assim como detetar elementos químicos, biológicos ou nucleares.

Segundo o The Verge, sobre o uso bélico, a lei americana não proíbe a utilização de armas nestes robots, embora tenham sido alvo de várias campanhas contra estes sistemas. Mas isso não tem impedido as empresas de continuar a investigar sistemas de robots com armas.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Ex-Miss Venezuela morre aos 24 anos após cirurgia na boca

Procedimento visava à remoção de um caroço no lábio superior

Mundo

VÍDEO: Ataque com faca em shopping da Austrália deixa ao menos 7 mortos

Tragédia iniciou quando um homem armado atacou frequentadores de um shopping

Mundo

Terremoto com magnitude significativa atinge Nova York

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, comunicou que o tremor foi sentido em todo o estado

Mais notícias