keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Ministério Público quer pena mais dura para ex-prefeito condenado por improbidade administrativa

Para o Ministério Público, entretanto, o caso demanda o aumento da multa estipulada para 10 vezes o salário que o Prefeito recebia na época

prefeito de botuvera e acionado pelo ministerio publico por improbidade administrativa nene 1068x580 1 Visor Notícias
Foto: O Município

Apesar de ter obtido a condenação do ex-Prefeito de Botuverá José Luiz Colombi pela prática de ato de improbidade administrativa, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recorreu da sentença de primeiro grau por considerar a pena muito branda diante da gravidade do ato praticado.

A ação da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Brusque relata que em 2013, quando Prefeito de Botuverá, Colombi solicitou, informalmente – sem licitação e sem contrato -, que os engenheiros Maicon Anderson de Souza e Jaison Homero de Oliveira Knoublauch elaborassem projetos de pavimentação asfáltica de ruas da cidade, mediante a promessa de que, posteriormente, “daria um jeito” de adimplir a dívida.

Mais tarde, Colombi instaurou uma licitação para contratar os mesmos projetos de pavimentação e direcionou o certame para a empresa Triângulo, de propriedade os dois engenheiros e representada na licitação por Jaime Flávio da Silva Cesari, a fim de pagar os dois engenheiros pelos projetos já elaborados.

O Juízo da Vara da fazenda Pública da Comarca de Brusque reconheceu a prática do ato ímprobo, mas sem a lesão ao erário apontada pelo Ministério Público, e aplicou a Colombi a pena de multa de três vezes a remuneração mensal recebida como Prefeito e proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de três anos. A mesma pena foi aplicada ao representante da empresa no processo licitatório. Já os engenheiros foram condenados ao pagamento de multa de uma vez a remuneração mensal do Prefeito e proibição de contratar com o poder público por três anos.

Para o Ministério Público, entretanto, o caso demanda o aumento da multa estipulada para 10 vezes o salário que o Prefeito recebia na época, além da aplicação da penalidade de suspensão dos direitos políticos por no mínimo três anos, previstas no art. 12, III, da Lei de Improbidade, pois a conduta praticada reveste-se de extrema gravidade.

“Afinal, é revoltante observar que, conforme deduzido, comprovado e julgado, o então Prefeito Municipal de Botuverá agindo em contrariedade a todas as normas da boa gestão, não só contratou “informalmente” dois engenheiros, mas, também, com o objetivo de saldar a dívida contraída, fraudou uma licitação”, considera a 3ª Promotoria de Justiça.

Para a Promotoria de Justiça, ao limitar a condenação em um caso como esse, a pena aplicada serve, reflexamente, como um estímulo para que, no futuro, esse e outros mandatários continuem a agir da mesma forma. “Os fatos são gravíssimos e também, logo, graves devem ser as sanções. O então Prefeito há de ter a multa majorada e seus direitos políticos suspensos, pois, afinal, demonstrou não ser dotado dos requisitos mínimos de probidade para exercer funções políticas”, completa.

Sustenta o Ministério Público que o mesmo raciocínio se aplica aos demais réus, mas, em relação a eles, que não exerciam cargo público, entende que é suficiente o aumento da multa aplicada para o patamar de 10 vezes o salário recebido pelo Prefeito na época dos fatos.

Assim, a Promotoria de Justiça requer que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (MPSC) reforme a sentença de primeiro grau para aplicar uma pena compatível com a gravidade do ato ímprobo praticado. O recurso de apelação foi ajuizado pelo MPSC nesta segunda-feira (12/4) e ainda não foi julgado. (Ação n. 0900237-40.2017.8.24.0011)

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

SC tem 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção

As operações conduzidas pelo Gaeco começaram há menos de dois anos

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Vereadores mirins de Itapema participam de Seminário Regional em Penha

O objetivo do encontro foi contribuir com a formação política dos estudantes que participam do programa de educação para a cidadania

Política

Audiência na ANTT discute reabertura de acesso à BR 101 em Itapema

Reivindicação atende três bairros de Itapema - Alto São Bento, Casa Branca e Sertãozinho - que reclamam a reabertura do acesso à rodovia

Mais notícias

Política

SC tem 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção

As operações conduzidas pelo Gaeco começaram há menos de dois anos

Famosos

Jonas Brothers chegam no Brasil e batem fotos com fãs no aeroporto

O show vai ocorrer na noite desta terça; última vez que os irmãos estiveram no Brasil foi em 2013