keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Ex-governador do DF, preso em 2010, busca ajuda de ministro apoiado por sua esposa ao STF para voltar a ser elegível

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

WILSON DIAS/ABR

Caixa de Pandora

Preso em 2010 no âmbito da operação Caixa de Pandora, o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, que perdeu os direitos políticos, tem um habeas corpus  no Supremo Tribunal Federal (STF) no qual pede a invalidação da inelegibilidade, prestes a entrar em pauta numa das Turmas. E está confiante. Se cair a punição, ele sairá candidato ao governo do DF e a esposa, Flávia Arruda – hoje candidata ao Senado na chapa do governador Ibaneis Rocha  – tentará a reeleição como deputada federal.

Relator

O relator do habeas corpus (HC 203367) é o ministro “terrivelmente evangélico” André Mendonça, apoiado pela então ministra Flávia Arruda para a vaga no STF.

Falsidade 

José Arruda acumula derrotas no Supremo. Na mais recente, a 1ª Turma do STF manteve a condenação por falsidade ideológica.

Ferrovias  

Levantamento que será divulgado hoje pela CNI revela que, desde a viabilização do regime de autorizações ferroviárias, já foram assinados 21 contratos para a construção de cerca de sete mil quilômetros de ferrovias.

Valente

Em menos de 48 horas, a campanha de apoio ao jornalista Rubens Valente arrecadou mais de R$ 90 mil para o pagamento de indenização ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi condenado a pagar R$ 310 mil ao ministro por tê-lo citado no livro “Operação banqueiro”.

Valente 2

“A resposta foi tremenda e nos anima muito. Não tenho palavras para agradecer”, afirma Valente. O jornalista, com apoio de entidades, também foi à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, nos EUA, “buscar uma Justiça que não encontrei no Brasil”.

Cadeia

O deputado Rui Falcão (PT-SP) protocolou representação na Procuradoria-Geral da República com pedido de investigação da primeira-dama Michelle Bolsonaro por improbidade administrativa e propaganda eleitoral antecipada. Ela participou de  pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV sobre o Dia das Mães.

Filme queimado

Jair Bolsonaro vetou na íntegra o projeto (PLC 141/2015) que isentaria os impostos de importação de equipamentos e materiais fotográficos e cinematográficos de uso profissional. A legislação foi batizada de Lei Orlando Brito, em homenagem ao multipremiado fotojornalista que registrou como ninguém o cenário político de Brasília.

Abuso geral

As agências reguladoras deveriam servir para mediar a relação de interesses entre consumidores e empresas prestadoras de serviço. No Brasil, esses órgãos parecem atuar sempre na direção oposta aos contribuintes. O mais recente caso neste sentido foi o reajuste abusivo na conta de luz aprovado pela Aneel, que varia de 17% a 25%, dependendo do Estado.

Reação

O deputado Domingos Neto (PSD-CE) apresentou Projeto de Decreto Legislativo que susta esses aumentos na conta de luz. “Houve reajuste abusivo de 20% em Alagoas; 21% na Bahia; 17% no Mato Grosso do Sul; de cerca de 20% Rio Grande do Norte; quase 25% de reajuste médio de energia no Ceará; e já aviso logo aos mineiros que haverá aumento no dia 22 de maio”, alerta o parlamentar.

Brasília tem poesia

Com a chegada da estiagem tradicional para este período, o brasiliense vai retomar um programa família a menos de 2 km da Esplanada, onde ferve a política: sentar no gramado central do Eixo Monumental entre 16h e 18h para ver o belíssimo pôr do sol. O que move o mercado do pequeno empreendedor: Food trucks, pipoqueiros e até tendas que oferecem vinhos e cestas de piquenique ganham espaço.

AGU na OAB

Pela primeira vez na história, a Advocacia-Geral da União (AGU) terá um representante na Comissão de Advocacia Pública da OAB. A advogada Ana Karenina foi empossada na vice-presidência do colegiado, espaço de discussões e construção de projetos em prol da valorização dos advogados públicos das diversas esferas da Federação.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Curso “Mais Mulheres na Política”está com as inscrições abertas

Capacitação foi anunciada pela ministra Cristiane Britto, do ministério da Mulher, durante solenidade em Florianópolis (SC)

Política

Prefeitos do Vale Europeu divulgam carta apoiando reeleição de Carlos Moisés

A oficialização do apoio dos prefeitos foi dado na presença do governador, durante solenidade em que foram anunciados importantes investimentos para a região

Mais notícias

Segurança

Jovem de 19 anos morre após capotar o carro e cair em córrego

A vítima teve o corpo parcialmente lançado para fora do carro

Segurança

Jovem é encontrado morto em calçada com a boca cheia de terra

Segundo informações, o jovem foi encontrado em uma calçada, inconsciente e com sinais de espancamento na cabeça