keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Ex-Bombeiro catarinense é condenado à detenção por não cumprir missão

Como chefe de Companhia, Wilson Ribeiro, então Tenente do Corpo de Bombeiros, deixou de indicar os soldados que fariam curso de condutor de veículo de emergência, como ordenado pelo seu superior

Um ex-Tenente do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina foi condenado a nove meses e 18 dias de detenção por não ter cumprido a missão que lhe foi confiada, crime previsto no Código Penal Militar. Wilson Ribeiro, em posição de chefia, não encaminhou, como ordenado por seu superior, a lista dos soldados indicados para realizar curso de Condutores de Veículos de Emergência. 

De acordo com o Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, que atua perante a Justiça Militar, o Major Jeferson de Souza repassou ao denunciado ordens através da correspondência eletrônica expedida no dia 24 de maio de 2017, que solicitava aos comandantes da Companhia a indicação de bombeiros militares para realizarem o curso até o dia 31 de maio. 

No dia anterior ao fim do prazo, o réu apresentou um atestado médico de dois dias. Apesar disso, ao ser contatado pelo seu superior à época, afirmou que enviaria o arquivo solicitado naquele mesmo dia, a partir do computador de sua residência, o que não aconteceu, não cumprindo, assim, a missão que lhe foi confiada. 

Por conta do descumprimento da missão, os bombeiros que seriam enviados para fazer o curso perderam o prazo de matrícula e não puderam ser inscritos causando, dessa maneira, prejuízo àqueles que estavam interessados em participar da formação. 

Wilson Ribeiro, que já não faz parte da corporação, foi julgado na tarde desta quarta-feira pelo Conselho Especial de Justiça Militar, presidido pelo Juiz de Direito Marcelo Pons Meirelles e formado pelos Juízes Militares do Corpo de Bombeiros. 

O Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, do Ministério Pública de Santa Catarina (MPSC) atuou na acusação e o advogado Victor da Costa Malheiros foi o responsável pela defesa. A decisão é passível de recurso.

Geral

Preparem os casacos! Frio intenso é previsto para os próximos 15 dias em SC

Termômetros poderão registrar mínimas de até 3°C nas áreas mais altas do Estado

Geral

MPF alerta Prefeitura de Florianópolis sobre risco de indenização milionária por imóvel em área de preservação

Segundo o TRF4, não é permitido o enriquecimento pelo recebimento de verbas por áreas de preservação, que não podem ser utilizadas.

Geral

Casos de mormo em Santa Catarina fazem Cidasc alertar pecuaristas sobre a doença

Os animais, depois da identificação do foco da doença, são sacrificados. Os técnicos da Cidasc também explicam que a propriedade onde a doença foi registrada é interditada e acompanhada pelo órgão.

Geral

Família real britânica confirma morte de príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II

Uma declaração do Palácio de Buckingham dizia: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo".

Geral

Quinto caso de febre amarela em humanos é confirmado em Santa Catarina

Todos os cinco casos não tinham registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações

Mais notícias

Segurança

Homem é morto com pedradas na cabeça em Santa Catarina

Apesar das buscas, o suspeito do crime não foi encontrado

Segurança

Corpo é encontrado pelos bombeiros no rio Itajaí-Açu

O corpo aparenta ser de um homem adulto e estava boiando no rio