keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Evento inédito em Santa Catarina confronta as visões de pensadores sobre o comportamento dos governantes e cidadãos brasileiros

Leandro Karnal, Clóvis de Barros Filho, Marcelo Tas e Pedro Simon participam do "República dos Filósofos do Brasil", no dia 15 de novembro, em Itajaí

Questionar, confrontar, refletir. O saber é resultado da constante busca de respostas, principalmente quando se trata de comportamento e consumo intelectual. E por que não aproveitar o dia da Proclamação da República para confrontar o passado e o futuro do Brasil?

Esta é a proposta do projeto República dos Filósofos do Brasil, encabeçado pelo Grupo Maria’s e pela produtora Jasper Entretenimento. O evento reunirá, no dia 15 de novembro, no Centreventos Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí, grandes pensadores da atualidade: Leandro Karnal (Doutor em História Social), Clóvis de Barros Filho (jornalista e Doutor em Ciências da Comunicação), Marcelo Tas (jornalista, apresentador e escritor) e Pedro Simon (ex-senador da República). Em pauta, um rico debate sobre ética e cidadania, analisando o comportamento dos governantes e cidadãos – tanto na história do Brasil como na atualidade.

Por que “República dos Filósofos”? A palavra “Filosofia” vem do grego, e em sua etimologia sintetiza o seu significado: philos, ou philia, quer dizer amizade; já sophia significa “sabedoria”. Portanto, um filósofo seria aquele que tem amizade, apreço, pelo saber. E em comum entre si, certamente, estes quatro grandes nomes têm não só o amor pelo saber como também o dom da palavra – e opiniões fortes.

A primeira edição do evento, marcada para ter início às 14h, terá as palestras individuais de cada convidado e por fim um debate coletivo, incentivando uma reflexão conjunta dos participantes. A primeira palestra será de Pedro Simon: “A Ética na política é possível?”; Marcelo Tas, que atualmente comanda o programa “Papo de segunda” no GNT, entra em cena falando sobre “A diluição da autoria”; Clóvis de Barros Filho explanará sobre “A complexidade das escolhas”; já Leandro Karnal elegeu “Todos contra todos” como tema da sua palestra. Os três últimos assumem o palco simultaneamente às 20h10 para um caloroso debate.

De acordo com Ivan Jasper, idealizador e produtor do República dos Filósofos do Brasil, a filosofia tem tomado um papel importante no atual cenário nacional e é fundamental que eventos neste formato democratizem a informação e diferentes pontos de vista acerca de temas da atualidade. “Pensadores, escritores e filósofos têm tomado a dianteira deste despertar do cidadão como amigo do saber e da ciência, auxiliando na curadoria de conteúdo relevante”, destaca Jasper.

Além dos palestrantes confirmados, haverá uma completa estrutura de cafés, livrarias, áreas de bem-estar e acomodação do público; o intuito é proporcionar uma maior interação e discussão dos assuntos em questão. “Profissionais de diferentes áreas, do Direito à Comunicação, da Educação à Administração, sejam empregados ou empregadores, funcionários ou autônomos, e todos que desejem ampliar o seu saber e fortalecer seu poder de opinião acerca de temas da atualidade são nossos convidados”, completa o organizador.

Oportunidade para autores

Um dos destaques da 1ª edição do República dos Filósofos é a oportunidade de escritores e autores exporem e comercializarem suas obras. Serão 40 vagas gratuitas para estes profissionais. Para isso, é necessário inscrever-se até dia 25 de outubro pelo site www.jasper.com.br, onde está o regulamento. Serão aceitas obras de qualquer tema e formato.

 

 

SERVIÇO

 

– O quê: República dos Filósofos do Brasil

– Quando: 15/11/2017

– Horário: 14h às 21h

– Local: Centreventos Luiz Henrique da Silveira – Avenida Ministro Victor Konder, 303 – Centro – Itajaí

– Ingressos: a partir de R$50 através do site http://jasper.com.br/ingressos / e também pelo Ingresso Nacional: https://www.ingressonacional.c om.br/evento/9053/republica-do s-filosofos-do-brasil

– Realização: Jasper Entretenimento e Grupo Maria’s

– Mais informações: (47) 3350-6788

Geral

No Sul de SC, governadora garante que buscará mais recursos para atender demandas de Jaguaruna e Laguna

Governadora informou que o projeto proposto pela Amurel será analisado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura

Geral

Missa de Abertura da Pesca da Tainha 2021

Comunidade se junta em oração para pedir a abundância nas redes e lanços

Geral

Caso da fazendeira que estava desaparecida e foi encontrada dentro de cobra píton volta à tona

Moradores mataram a cobra e ao abri-la, se depararam com o corpo da fazendeira

Geral

Cantor Bruno, da dupla com Marrone, posta foto com foragido da Justiça em Dubai e causa polêmica

Com mandados de prisão, Danilo Santana é acusado de, pelo menos, três crimes

Geral

Nasa extrai oxigênio respirável de ar rarefeito de Marte

Embora a produção inicial tenha sido modesta, o feito assinalou a primeira extração experimental de um recurso natural do meio ambiente de outro planeta para uso direto de humanos.

Mais notícias

Segurança

Cães da Polícia Civil auxiliam nas fiscalizações contra tráfico de drogas em rodoviária de Joinville

Passageiros, as malas e os ônibus intermunicipais e interestaduais foram vistoriados pelos agentes com o auxílio dos cães Glock e Imbel

Economia

BC aprova obrigatoriedade de bancos ofertarem Pix por agendamento

Instituições também ganharam mais prazo para Pix Cobrança