keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Evento inédito em Santa Catarina confronta as visões de pensadores sobre o comportamento dos governantes e cidadãos brasileiros

Questionar, confrontar, refletir. O saber é resultado da constante busca de respostas, principalmente quando se trata de comportamento e consumo intelectual. E por que não aproveitar o dia da Proclamação da República para confrontar o passado e o futuro do Brasil?

Esta é a proposta do projeto República dos Filósofos do Brasil, encabeçado pelo Grupo Maria’s e pela produtora Jasper Entretenimento. O evento reunirá, no dia 15 de novembro, no Centreventos Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí, grandes pensadores da atualidade: Leandro Karnal (Doutor em História Social), Clóvis de Barros Filho (jornalista e Doutor em Ciências da Comunicação), Marcelo Tas (jornalista, apresentador e escritor) e Pedro Simon (ex-senador da República). Em pauta, um rico debate sobre ética e cidadania, analisando o comportamento dos governantes e cidadãos – tanto na história do Brasil como na atualidade.

Por que “República dos Filósofos”? A palavra “Filosofia” vem do grego, e em sua etimologia sintetiza o seu significado: philos, ou philia, quer dizer amizade; já sophia significa “sabedoria”. Portanto, um filósofo seria aquele que tem amizade, apreço, pelo saber. E em comum entre si, certamente, estes quatro grandes nomes têm não só o amor pelo saber como também o dom da palavra – e opiniões fortes.

A primeira edição do evento, marcada para ter início às 14h, terá as palestras individuais de cada convidado e por fim um debate coletivo, incentivando uma reflexão conjunta dos participantes. A primeira palestra será de Pedro Simon: “A Ética na política é possível?”; Marcelo Tas, que atualmente comanda o programa “Papo de segunda” no GNT, entra em cena falando sobre “A diluição da autoria”; Clóvis de Barros Filho explanará sobre “A complexidade das escolhas”; já Leandro Karnal elegeu “Todos contra todos” como tema da sua palestra. Os três últimos assumem o palco simultaneamente às 20h10 para um caloroso debate.

De acordo com Ivan Jasper, idealizador e produtor do República dos Filósofos do Brasil, a filosofia tem tomado um papel importante no atual cenário nacional e é fundamental que eventos neste formato democratizem a informação e diferentes pontos de vista acerca de temas da atualidade. “Pensadores, escritores e filósofos têm tomado a dianteira deste despertar do cidadão como amigo do saber e da ciência, auxiliando na curadoria de conteúdo relevante”, destaca Jasper.

Além dos palestrantes confirmados, haverá uma completa estrutura de cafés, livrarias, áreas de bem-estar e acomodação do público; o intuito é proporcionar uma maior interação e discussão dos assuntos em questão. “Profissionais de diferentes áreas, do Direito à Comunicação, da Educação à Administração, sejam empregados ou empregadores, funcionários ou autônomos, e todos que desejem ampliar o seu saber e fortalecer seu poder de opinião acerca de temas da atualidade são nossos convidados”, completa o organizador.

Oportunidade para autores

Um dos destaques da 1ª edição do República dos Filósofos é a oportunidade de escritores e autores exporem e comercializarem suas obras. Serão 40 vagas gratuitas para estes profissionais. Para isso, é necessário inscrever-se até dia 25 de outubro pelo site www.jasper.com.br, onde está o regulamento. Serão aceitas obras de qualquer tema e formato.

 

 

SERVIÇO

 

– O quê: República dos Filósofos do Brasil

– Quando: 15/11/2017

– Horário: 14h às 21h

– Local: Centreventos Luiz Henrique da Silveira – Avenida Ministro Victor Konder, 303 – Centro – Itajaí

– Ingressos: a partir de R$50 através do site http://jasper.com.br/ingressos / e também pelo Ingresso Nacional: https://www.ingressonacional.c om.br/evento/9053/republica-do s-filosofos-do-brasil

– Realização: Jasper Entretenimento e Grupo Maria’s

– Mais informações: (47) 3350-6788

Geral

Feriado de Finados: veja os trechos com problemas na BR-101

Operação Feriado de Finados começa nesta sexta-feira (29)

Cidades, Geral

Daniela diz em nota ser “contrária ao nazismo” após fala polêmica em coletiva

Jornalista questionou governadora sobre o pai dela ser admirador de Hitler

Geral

VÍDEO: Moradores flagram jacaré de dois metros passeando em Tijucas

Polícia Militar Ambiental resgatou o jacaré e o levou ao seu habitat natural

Geral

Epagri confirma que Santa Catarina foi atingida por tsunami

Na ocasião, a força das águas carregou barcos e carros, trazendo prejuízos para pescadores e moradores da costa catarinense

Mais notícias