keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Estudos apontam inviabilidade da concessão de diversas rodovias federais em SC

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) defende ação integrada entre os governos federal e estadual e o setor produtivo no sentido de buscar a viabilidade de concessão de corredores logísticos em Santa Catarina. […]

X
Imagem Ilustrativa

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) defende ação integrada entre os governos federal e estadual e o setor produtivo no sentido de buscar a viabilidade de concessão de corredores logísticos em Santa Catarina. A preocupação foi manifestada pelo presidente, Mario Cezar de Aguiar, nesta terça-feira (27) durante a primeira de três oficinas on-line sobre os corredores logísticos e a infraestrutura catarinense, que a entidade promove nesta semana. No evento, o secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello da Costa Vieira, apresentou uma síntese de diversos estudos feitos pelo Ministério para a concessão das BRs 280, 282, 153 e 470 no território catarinense. O secretário salientou que todos esses estudos foram concluídos sem sucesso e os planos de concessão foram revogados, pois resultavam em tarifas muito elevadas. A série de eventos prossegue até quinta (29), sempre a partir das 14 horas.

Aguiar solicitou uma audiência com o secretário para apresentar as demandas logísticas catarinenses, recolhidas em visitas a todas as regiões do estado. A proposta da FIESC é que seja realizado um planejamento integrado e sistêmico, de todos os corredores logísticos com concepção intermodal. “Os investimentos na infraestrutura catarinense são por justiça e por inteligência, pois o estado dá respostas aos investimentos aqui feitos”, destacou o presidente da Federação das Indústrias. Ele ressaltou que Santa Catarina tem um setor industrial diversificado, economia forte, um importante complexo portuário (o segundo no país em movimentação de contêineres) e a menor taxa de desemprego do país, além de gerar retorno ao governo federal na forma de tributos.

“Historicamente não temos recebido recursos suficientes para os  investimentos. Precisamos dotar o estado de uma infraestrutura de transporte adequada para fortalecer o crescimento, que é nato e próprio dos catarinenses, que, contudo, enfrentam dificuldades para receber os insumos e transportar as riquezas produzidas”, afirmou Aguiar. Ele ainda observou que, apesar de sua eficiência, os portos de Santa Catarina não têm acesso ferroviário e têm dificuldades com o transporte rodoviário, especialmente por estarem localizados dentro ou próximos de centros urbanos. 

O diretor do Grupo de Portos e Mercado da unidade de Hamburgo do Instituto Fraunhofer, da Alemanha, Ralf Fiedler, defendeu estudos para o desenvolvimento de sistemas intermodais de transporte no estado. Segundo ele, tal iniciativa se justifica pelo desenvolvimento econômico promissor com volumes crescentes de portos, alta competitividade da região, maior urbanização da região costeira e o consequente congestionamento da rede rodoviária, que eleva os custos logísticos, além da crescente consciência sobre a poluição do ar e questões de segurança no trânsito. Ele observou que o transporte ferroviário se torna viável para distâncias superiores a 300 km e para o transporte de mais de 50 contêineres. Em seus estudos, ele constatou que, em 2019, Santa Catarina movimentou mais de 248 milhões de toneladas, considerando os transportes internos, para o Brasil e para o mundo. 

André Ricardo Hadlich e João Eugênio Cavalazzi (consultores do LabTrans, da Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC) também falaram sobre o tema.

Programação

O segundo dia de oficinas (quarta, 28) trará a visão dos especialistas Gabriel Vieira (1º vice-presidente do Sincepot), Ricardo Saporiti e Saulo Noronha (consultores da FIESC).

Em seu terceiro e último dia, a oficina tratará da visão sobre os corredores logísticos estratégicos catarinenses. Confirmaram participação Ronaldo Carioni, superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina; Thiago Vieira, secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Santa Catarina, e Ari Rabaiolli, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc).

Mais informações pelo e-mail camara.logistica@fiesc.com.br. O evento é transmitido pelo canal youtube.com.br/FIESC_oficial. Neste canal, cada oficina pode ser assistida ao vivo ou em sua gravação.

Fonte: Visor Notícias

Brasil

Mulher vai para o hospital com cólica e descobre que estava em trabalho de parto

A mulher foi para o hospital após sentir cólicas, quando descobriu a gravidez

Brasil

Pai atravessa oceano em busca de medicamento para o filho

Antoine Daher descobriu em 2012 que o filho tinha Síndrome de Hunter (MPS II) e atravessou o mundo para convencer farmacêutica a trazer estudos para o Brasil

Brasil

Geada congela orelhas e rabos de vacas em propriedade rural

Produtor também comentou que quando se deparou com a cena dos animais congelados pegou a câmera e foi filmar

Brasil

Pesquisa aponta que gasolina deve chegar a R$6 no segundo semestre

Combustível ultrapassa a marca em 13 estados brasileiros

Brasil

Bolsonaro publica vídeo de irmãos catarinenses que cantaram desejando sua recuperação

Os irmãos Pedro Antônio, de oito anos, e Vitor Leonardo, de quatro, aparecerem cantando uma música e desejando a recuperação do presidente

Mais notícias

Geral

Cientista inventa banheiro que transforma fezes humanas em criptomoeda

Os micro-organismos, então, quebram as fezes e o metano é canalizado para uma célula de combustível de óxido sólido, que se torna fonte de energia para vários aparelhos na escola, como o aquecedor de água ou o fogão a gás.

Coronavírus

Covid-19: embarcações são isoladas após tripulação testar positivo

De acordo com a nota, o único navio para o qual a Anvisa acionou o plano de contingência para o uso de ambulância, para retirada de tripulantes que precisavam de atendimento hospitalar, foi o Meghna Princess.