Página Inicial
CoronavírusEstudo diz que Covid-19 pode sobreviver por 28 dias no dinheiro e tela do celular
O vírus da Covid-19 pode sobreviver por até 28 dias em superfícies por muito mais tempo do que se pensava. Essa descoberta foi feita por uma agência científica nacional da Austrália, que sugere que o […]

O vírus da Covid-19 pode sobreviver por até 28 dias em superfícies por muito mais tempo do que se pensava. Essa descoberta foi feita por uma agência científica nacional da Austrália, que sugere que o SARS-Cov-2 pode durar dias em cédulas de dinheiro e vidro, principalmente celulares.
O estudo aponta também que o vírus poderia sobreviver até seis dias em superfícies de plástico e aço inoxidável, embora os resultados variem. No entanto, alguns especialistas duvidam da real ameaça representada pela transmissão por superfícies. O vírus é mais comumente transmitido quando as pessoas tossem, espirram ou falam.
A última pesquisa da agência australiana CSIRO revelou que o vírus era “extremamente robusto”, sobrevivendo por 28 dias em superfícies lisas, como vidro usado para fabricar telas de telefones celulares, além de notas de papel e plástico, quando mantidos a 20° C — considerada temperatura ambiente.
Em comparação, o vírus da gripe pode sobreviver nas mesmas circunstâncias por 17 dias. Os experimentos foram realizados no escuro, já que a luz ultravioleta já demonstrou matar o vírus. “Estabelecer por quanto tempo o vírus realmente permanece nas superfícies nos permite prever e mitigar sua disseminação com mais precisão, e fazer um trabalho melhor de proteger o nosso povo”, disse o presidente-executivo da CSIRO, Larry Marshall.
No entanto, o professor Ron Eccles, ex-diretor do Common Cold Centre, da Cardiff University, criticou o estudo e disse que a sugestão de que o vírus poderia sobreviver por 28 dias estava causando um “medo desnecessário nas pessoas”. “Os vírus se espalham nas superfícies a partir do muco de tosses, espirros e dedos sujos. E este estudo não usou muco humano fresco como veículo para espalhar o vírus”, disse o professor Eccles.
Fonte: BBC Brasil
Notícias Relacionadas
Avião que vai buscar vacinas na Índia decola nesta sexta
A previsão é que a aeronave decole às 23h e chegue amanhã (16) à Índia.
Covid-19: Santa Catarina está preparada para começar vacinação, diz secretário
O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, afirmou nesta sexta-feira, 08, que Santa Catarina está pronta para iniciar a vacinação contra a Covid-19 assim que receber as primeiras doses do Ministério da Saúde. […]
Saúde anuncia compra de 100 milhões de doses da Coronavac
O Ministério da Saúde anunciou assinatura de contrato com o Instituto Butantan para adquirir até 100 milhões de doses da vacina Coronavac contra a covid-19 para o ano de 2021
CoronaVac tem eficácia de 78% contra a covid-19
O anúncio foi feito hoje pelo governo de São Paulo
SC tem 10 regiões em nível gravíssimo e 6 em nível grave para a Covid-19
No boletim anterior, eram 12 locais neste patamar. As outras seis regiões estão em estado grave (cor laranja)
Mais notícias
-
FG Empreendimentos implanta academia de vendas
-
Apresentador Ratinho passa final de semana em Itapema, visita a prefeitura e compra sapatos em São João Batista
-
Cachorro da PM encontra droga escondida em banheiro de ônibus
-
Polícia investiga fraude na avaliação psicológica para tirar carteira de motorista
-
Homem que fingia ser policial militar é preso na BR-101 Barra Velha
-
Homem pula de ponte durante fuga e morre afogado