keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Estudantes de SC vão participar da Olimpíada Internacional de Robótica na Tailândia

O projeto iniciou em 2020 no curso de Técnico em Mecatrônica, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

robotica Visor Notícias

Estudantes catarinenses embarcam, nesta quarta-feira, 6, para a Tailândia com uma grande responsabilidade na bagagem. Kamylo Serafim Porto, Kauan Biring Fontanela e Lucas Adriano dos Anjos, junto ao professor Paulo Sérgio Gai Montedo, formam a equipe Robotron-SC, que irá representar Santa Catarina e o Brasil nas Olimpíadas de Robótica entre os dias 11 e 17 de julho.

O projeto iniciou em 2020 no curso de Técnico em Mecatrônica, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus de Criciúma. De lá até aqui foram competições regionais, estaduais e nacionais.

“A nossa expectativa para a competição na Tailândia é a mais alta possível. Vamos apresentar o resultado de três anos de trabalho. Estamos com a sensação de dever cumprido e agora temos mais esse desafio para cumprir e que é o nosso ponto alto. Estamos com o coração bem acelarado”, resume Lucas.

O professor Paulo Sérgio descreve a confiança em todos os seus, agora, ex-alunos. “É uma equipe que vem se esforçando todos os dias, conciliando estudo e trabalho. Vamos representar o nosso estado da melhor forma possível, mostrar que é possível entrar no mundo da robótica e competir de maneira digna. Vamos fazer o nosso melhor”, descreve.

Assim como o professor, os pais são testemunhas do esforço dos três jovens. “São todos muito dedicados, focados no que fazem, determinados. As famílias e toda região estão na torcida”, ratifica a mãe de Kamylo, Kátia Serafim. Os competidores são das cidades de Sangão e Jaguaruna, no Sul do estado.

No ano passado, eles alcançaram o primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na modalidade RescueLine, o que possibilitou representar o país na competição internacional. Nesta modalidade, eles competem com um robô autônomo sob um percurso formado por obstáculos. O robô desenvolvido pelos catarinenses tem uma missão nobre: ao fim do traçado ele precisa cumprir sua tarefa de resgate de pessoas em situação de risco.

“O processo de criação do robô foi bem puxado, tivemos pouco tempo desde a confirmação do evento e a viagem, passamos a última noite antes da viagem trabalhando até 4h da manhã, vamos trabalhando no voo, é um processo bastante laborial, precisamos testar, refazer, aprender com pesquisas, com nossos próprios erros e sempre aprimorar”, descreve Kauan.

Além dos apoios regionais, a equipe submeteu proposta para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), pelo edital de Chamada Pública – Programa de Apoio à Participação em Olimpíadas Científicas, Feiras de Ciência, Tecnologia e Inovação e Competições de CTI.

Na manhã desta quarta-feira, a equipe, acompanhada por familiares, foi recepcionada pelo governador Carlos Moisés da Silva, a primeira-dama Késia Martins da Silva e pelo presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen. “Queremos desejar boa sorte e também agradecer o empenho de todos vocês, alunos, pais, professores. São talentos que logo estarão revertendo seus trabalhos em produtos e serviços de interesse da sociedade catarinense”, destacou o governador Carlos Moisés ao desejar uma boa viagem a todos.

Para o presidente da Fapesc, incentivar a participação de estudantes e professores nesse tipo de competição é gerar conhecimento, inovação e novas tecnologias. “Quando a gente incentiva a participação neste tipo de competição, estamos incentivando o desenvolvimento do conhecimento. Uma competição desse tipo permite que se leve o resultado de um trabalho que será testado e colocado à prova”, finaliza.

Sobre o edital de chamada pública

A Fapesc tem uma chamada pública voltada para a Rede de Ensino Catarinense. O objetivo é apoiar a participação de estudantes e professores em olimpíadas científicas, feiras de ciência, tecnologia e inovação e competições similares.

O edital recebe inscrições em fluxo contínuo para participação em eventos programados para ocorrer entre 1 de julho de 2022 a 31 de dezembro de 2023. As submissões das propostas precisam ser feitas na Plataforma da Fapesc até 30 de setembro de 2023.

O objetivo é fomentar a prática de pesquisas de cunho interdisciplinar e de empreendedorismo, pelo apoio a participação de estudantes e professores em Feiras de CTI (competições, olimpíadas, dentre outros similares) nacionais e/ou internacionais. É preciso que as equipes sejam pré-selecionadas e/ou aprovadas em etapas e/ou chamadas específicas.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias