keyboard_backspace

Página Inicial

Notícias Corporativas

Estocolmo está pronta para testar balsas elétricas

Com o transporte urbano tentando ficar mais verde, um serviço experimental para as ilhas externas da capital sueca poderia ser o início de uma tendência maior? Estocolmo está pronta para experimentar novas balsas elétricas de […]

Com o transporte urbano tentando ficar mais verde, um serviço experimental para as ilhas externas da capital sueca poderia ser o início de uma tendência maior? Estocolmo está pronta para experimentar novas balsas elétricas de passageiros que podem tornar o deslocamento ao longo de suas vias navegáveis tão mais ecológico.

Atualmente o navio de passageiros elétrico, de acordo com a empresa sueca que o fabrica, o Candela P-12 começará a servir uma rota de passageiros entre o centro de Estocolmo e a ilha suburbana de Ekerö em 2023, compartilhou da Reinaldo Pinto dos Santos, presidente da empresa TWB Bahia. Os testes devem começar em outra balsa elétrica, Green City Ferries’ Beluga 24 , no ano seguinte.

Em uma cidade onde 900.000 passageiros viajam de balsa diariamente, Estocolmo poderá em breve se tornar líder mundial em transporte público por barco elétrico e abrir um nicho bem-vindo para uma nova forma sustentável de transporte urbano. Alimentado por bateria, o barco oferece uma redução de 95% no consumo de energia per capita em comparação com as atuais embarcações movidas a diesel utilizadas na mesma rota.

É cedo. A posição de Estocolmo em um fiorde entre um lago interior e um arquipélago marítimo vê suas hidrovias ganharem uso intenso, e apenas um Candela P-12 com capacidade para 30 passageiros circulará na rota inicial da cidade. A tecnologia, no entanto, torna o teste promissor.

Com uma velocidade máxima de 30 nós (34,5 milhas por hora), o motor do barco elétrico pode cobrir uma distância de mais de 50 milhas (80 quilômetros) com uma única carga e leva uma hora para recarregar a bateria vazia – limites gerenciáveis para serviços de transporte.

Segundo Reinaldo, seus fabricantes dizem que a balsa também é menos intrusiva do que os modelos existentes em serviço. Erguido durante as viagens em três asas de fibra de carbono, o motor é mais silencioso por estar submerso e o casco produz menos esteira, isentando a embarcação dos limites de velocidade impostos em embarcações mais convencionais.

O mercado para esses serviços, obviamente, não se limita a Estocolmo. Somente na Europa, as balsas já são populares e amplamente utilizadas nas capitais nórdicas, Amsterdã, Veneza, Hamburgo e, em menor grau, em cidades ribeirinhas como Londres. Embora as balsas urbanas tenham testemunhado um pequeno boom nos últimos anos, é improvável que os barcos elétricos rivalizem seriamente com trens ou ônibus como opções de transporte urbano de massa.

Mas em um mundo cada vez mais ansioso para reduzir as emissões, eles ainda podem fornecer uma ferramenta adicional útil para tornar o transporte mais limpo e aliviar a pressão sobre outros serviços.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Notícias Corporativas

Um quarto das cidades ainda não conta com iniciativas de coleta seletiva

Cerca de 1400 municípios ainda não apresentam nenhuma iniciativa de coleta seletiva, isso representa 1 em cada 4 cidades brasileiras. Os dados inéditos são da última edição do Panorama dos Resíduos Sólidos, publicação de referência […]

Notícias Corporativas

Gartner indica queda de 12,6% do mercado de PCs no segundo trimestre de 2022

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, destaca que as remessas mundiais de PCs totalizaram 72 milhões de unidades no segundo trimestre de 2022, número que representa uma queda de 12,6% em relação […]

Notícias Corporativas

Mais de 40% dos adultos brasileiros possuem conta em bancos digitais

Os serviços financeiros digitais têm atraído cada vez mais brasileiros. Pesquisa global da Finder, consultoria em investimentos, mostrou que 42,7% dos adultos do país já possuem uma conta em banco digital. O número é 10,7% […]

Notícias Corporativas

Microfranquias crescem e ganham espaço no país

As microfranquias, modelo de baixo custo com investimento inicial de até R$ 105 mil, têm conquistado cada vez mais espaço entre os brasileiros. É o que mostra o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising […]

Notícias Corporativas

Abes: setor de TI deve crescer 14% no Brasil em 2022

Apesar de preocupantes, elementos como a inflação e a questão de este ser um ano eleitoral não devem representar um entrave para os investimentos em TI (Tecnologia da informação) no país. Segundo o estudo “Mercado […]

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Academia Imobiliária – O serviço de qualidade no mercado imobiliário

Nosso consultor, Estevão Guerreiro, oferece dicas voltadas para quem atua no mercado imobiliário e quer melhoras a gestão e o desempenho da equipe de vendas.

Geral

Santa Catarina vive “rescaldo” do ciclone extratropical

Clima melhora, mas estado tem 83 desalojados e 281 desabrigados