keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Estamparia digital oferece tecnologia limpa e utiliza menos água no processo

Grandes indústrias também têm buscado processos que diminuam impactos no meio ambiente

Em tempos onde a conscientização em relação à economia e o consumo consciente da água são assuntos recorrentes, grandes indústrias também têm buscado processos que diminuam impactos no meio ambiente. Um deles é a estamparia digital, uma tecnologia limpa que utiliza menos água em seu processo. Na Texneo, de Indaial (SC), que produz malhas para os segmentos sportswear, beachwear e underwear, o processo é utilizado desde 2016. “A questão da sustentabilidade é um ponto forte dessa tecnologia limpa. Ao utilizarmos essa técnica gastamos menos água e temos uma economia considerável na gravação de cilindros, evitando também o descarte do mesmo, oferecendo assim, um produto com muito mais qualidade ao público”, comenta Ricardo de Paula, Coordenador Engenharia de Produto da Texneo.

Além disso, ainda temos a redução dos resíduos das tintas coloridas em 90%. Reduzindo a demanda desta matéria prima, sem este desperdício de tintas, otimiza-se o processo de tratamento dos efluentes.

O processo de estamparia digital é flexível e rápido. Permite a criação de estampas com infinitas cores, qualidade de impressão fotográfica e sem limitação de dimensão da estampa, já que é desenvolvido no computador e passado para a máquina de estampagem, que funciona como uma impressora têxtil em tamanho gigante. Neste processo, a estampa também é impressa diretamente na malha.

Para 2018, as top trends em estamparia digital são as listras, a camuflagem e a floral e folhagem. “Buscamos conectar tecnologias que garantam tecidos com conforto, suavidade, durabilidade e liberdade de movimentos. Nossas peças com estampa digital possuem por exemplo UV 50+, Highclo e Air”, comenta De Paula.

Geral

SC recebe 107,7 mil doses de vacina e começa distribuição nesta quinta (25)

Um novo lote com 48.200 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, chegou a Florianópolis às 19h10 desta quarta-feira, 24. Essa foi a segunda remessa de doses que o estado recebeu em apenas um […]

Geral

Filhote de cachorro nasce com 6 patas nos Estados Unidos

Os estudos apontam que provavelmente o cachorro tem a deficiência pois era uma parte de um gêmeo no útero "mas quando o óvulo fertilizado tentou se partir, não se separou totalmente".

Geral

Chuva registrada no estado bate recorde e ajuda a normalizar nível de mananciais

Com chuvas acima da média, o nível da Lagoa do Peri voltou a normalidade

Geral

Irmãs são internadas com “doença da urina preta” após comerem peixe

Flávia e Pryscila Andrade foram diagnosticadas com Síndrome de Haff após ingerir arabaiana

Geral

Lagarto estressado: Animal dá “corridão” em biólogo de SC e vídeo viraliza

Biólogo estava "conversando" com animal quando lagarto correu atrás dele

Mais notícias

Cultura e Lazer

Coletivo Tapera lança vídeo de Andantino Caiçara, primeira composição conjunta feita para o projeto

O vídeo é o último de uma série de produções realizadas na Casa da Montanha

Coronavírus

Navegantes aguarda novas doses para continuar vacinando de idosos acima de 85 anos

A Secretaria de Saúde aguarda liberação de novo lote de vacinas contra a Covid-19 para dar continuidade à imunização em idosos acima de 85 anos. As últimas doses disponíveis foram aplicadas na manhã desta quarta-feira […]