keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Estado começa a discutir uma política para segurança em barragens

Expectativa é reunir e adaptar legislações que impactam na questão em Santa Catarina

62ff297c17a7ee5e2830a35ea8ea15f3 Visor Notícias

Começou nesta quinta-feira (12), na sede da Defesa Civil, em Capoeiras, na Capital, a discussão sobre a política de segurança de barragens, com a participação de técnicos do Executivo e integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Atingidos por Barragens, da Alesc.

“É o primeiro passo de uma política estadual de barragens. A ideia é agilizar para aprovar até o fim do ano. Juntamos todas as leis dos estados, o regulamento nacional e os projetos de leis que os deputados apresentaram na Assembleia. Agora reunimos todos os interessados para criar uma lei que garanta segurança aos investidores e aos catarinenses e, ao mesmo tempo, ser um exemplo para o país”, afirmou Fabiano da Luz (PT), coordenador da frente parlamentar.

“Em 2019 foi implantada a política e os regulamentos nacionais, como não temos nenhuma regra estadual, seguimos as nacionais, mas sempre defendemos a criação de uma câmara técnica para discutir uma proposta de política. Hoje lançaremos uma proposta inicial para críticas e sugestões”, informou Robson Luiz Cunha, engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e presidente da Câmara Técnica de Segurança de Barragens.

De acordo com Fabiano da Luz, as discussões mais agudas devem girar em torno das grandes barragens, uma vez que oferecem maiores riscos.

“A barragem de José Boiteux se der problema atinge 1,5 milhão de pessoas, já as PCHs (pequena central hidrelétrica) e CGHs (central de geração hidráulica) não oferecem muitos riscos”, avaliou o ex-prefeito de Pinhalzinho.

No caso das grandes barragens, Fabiano da Luz destacou a elaboração de plano de evacuação e realocação dos atingidos pela formação dos lagos.

“Temos barragens com cidades abaixo, então precisa de um plano de evacuação, verificação de área atingida, quantas pessoas serão removidas, quem é responsável, nós temos exemplos de desalojados que não foram realocados”, declarou o deputado.

Também participaram das discussões representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

PL 18/2019
O engenheiro Robson Cunha justificou pareceres contrários dos órgãos do Executivo ao PL 18/2019, de Nilso Berlanda (PL), que dispõe sobre o licenciamento ambiental e a fiscalização de barragens no estado.

“É um projeto baseado na realidade de Minas Gerais, mas a realidade do nosso estado é diferente, por isso nosso parecer foi contra, o mais correto é construir uma legislação com apoio técnico para termos um produto eficiente”, justificou Cunha.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Vereadores mirins de Itapema participam de Seminário Regional em Penha

O objetivo do encontro foi contribuir com a formação política dos estudantes que participam do programa de educação para a cidadania

Política

Audiência na ANTT discute reabertura de acesso à BR 101 em Itapema

Reivindicação atende três bairros de Itapema - Alto São Bento, Casa Branca e Sertãozinho - que reclamam a reabertura do acesso à rodovia

Política

Itapema deve receber R$ 1 milhão do Governo Federal até o início de julho

Comitiva de vereadores está na capital do país para buscar recursos para Itapema

Mais notícias

Tempo

Confira a previsão do tempo para o feriadão de Páscoa em Santa Catarina

A Defesa Civil adverte que o tempo reserva uma mescla, com períodos de sol e pancadas de chuva, acompanhe:

Segurança

Casal foragido após morte de criança de quatro anos é encontrado com documentos falsos

A criança morreu em 2015; a mãe e o padrasto fugiram de Florianópolis para Porto Alegre