keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Especialista flagra raro relâmpago vermelho em formato de ´água-viva´

Um especialista em céus escuros, Stephen Hummel, testemunhou um fenômeno conhecido como red sprites, que chamou atenção por seu formato de “água-viva”. O flagrante ocorreu no céu do todo do Monte Locke, no Texas, Estados Unidos.

O norte-americano fez quatro horas e meia de gravação para captar o fenômeno que ocorreu por décimos de segundo sobre nuvens de tempestade.

Red sprites são descargas elétricas que ocorrem a uma altitude de 60 a 80 quilômetros e já foram registrados em todos os continentes do planeta, menos a Antártica.

Registrar os relâmpagos vermelhos não é fácil! Eles se formam muito acima das nuvens e são muito rápidos. Para conseguir o feito, o especialista, membro do Observatório McDonald, gravou um vídeo de 4 horas e meia enquanto observava pacientemente a formação de uma tempestade no dia 2 de julho de 2020.

O registro da imagem onde aparecem os relâmpagos vermelhos em formato de “água-viva” é um frame de uma versão mais lenta da gravação, que foi disponibilizada pelo especialista em sua conta no Facebook.

O nome red sprites (algo como “espíritos vermelhos”) está relacionado ao mistério da natureza desse fenômeno, que foi descrito pela primeira vez no século 19, mas foi captado em filme apenas em 1989 por uma equipe de cientistas da Universidade de Minnesota, nos Estado Unidos. Desde então, o fenômeno tem sido mais estudado e observado.

Os red sprites se formam a partir de cargas elétricas opostas às liberadas quando um raio atinge o chão, equilibrando a energia gerada pelo relâmpago. Alguns deles tem o formato de uma água-viva, como este registrado, enquanto outros são mais parecidos com colunas, apelidados de carrot sprites.

Geral

Defesa Civil alerta para mar com ondas de 3 metros e ressaca em Santa Catarina

Essa condição deve permanecer até o período da noite de segunda-feira (21)

Geral

Família de jovem encontrado morto em Balneário Camboriú publica mensagem emocionante

Geisel foi encontrado morto na região sul de Balneário Camboriú

Geral

Liberado o cultivo de moluscos em Penha e Porto Belo

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 39 áreas de produção distribuídas em 11 municípios do Litoral

Geral

Jovem pede ajuda após amputar duas pernas e dedos das mãos

Julia pede a ajuda da comunidade para poder voltar a andar

Mais notícias