keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Especialista flagra raro relâmpago vermelho em formato de ´água-viva´

Red sprites são descargas elétricas que ocorrem a uma altitude de 60 a 80 quilômetros e já foram registrados em todos os continentes do planeta, menos a Antártica

Um especialista em céus escuros, Stephen Hummel, testemunhou um fenômeno conhecido como red sprites, que chamou atenção por seu formato de “água-viva”. O flagrante ocorreu no céu do todo do Monte Locke, no Texas, Estados Unidos.

O norte-americano fez quatro horas e meia de gravação para captar o fenômeno que ocorreu por décimos de segundo sobre nuvens de tempestade.

Red sprites são descargas elétricas que ocorrem a uma altitude de 60 a 80 quilômetros e já foram registrados em todos os continentes do planeta, menos a Antártica.

Registrar os relâmpagos vermelhos não é fácil! Eles se formam muito acima das nuvens e são muito rápidos. Para conseguir o feito, o especialista, membro do Observatório McDonald, gravou um vídeo de 4 horas e meia enquanto observava pacientemente a formação de uma tempestade no dia 2 de julho de 2020.

O registro da imagem onde aparecem os relâmpagos vermelhos em formato de “água-viva” é um frame de uma versão mais lenta da gravação, que foi disponibilizada pelo especialista em sua conta no Facebook.

O nome red sprites (algo como “espíritos vermelhos”) está relacionado ao mistério da natureza desse fenômeno, que foi descrito pela primeira vez no século 19, mas foi captado em filme apenas em 1989 por uma equipe de cientistas da Universidade de Minnesota, nos Estado Unidos. Desde então, o fenômeno tem sido mais estudado e observado.

Os red sprites se formam a partir de cargas elétricas opostas às liberadas quando um raio atinge o chão, equilibrando a energia gerada pelo relâmpago. Alguns deles tem o formato de uma água-viva, como este registrado, enquanto outros são mais parecidos com colunas, apelidados de carrot sprites.

Geral

Unimed Litoral está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil

A Unimed Litoral está entre os 100 Lugares Incríveis para Trabalhar no Brasil, premiação concedida pelo Universo Online e Fundação Instituto de Administração (FIA) com base na opinião dos colaboradores de centenas de empresas avaliadas. […]

Geral

Morador de rua morre em padaria que segue aberta até corpo ser recolhido

Corpo do morador de rua ficou no local por quase três horas

Geral

Vídeo mostra mulher abandonando filha recém-nascida em lixeira de Balneário Camboriú

Um vídeo mostra a mulher caminhando com uma sacola nas mãos de forma tranquila

Geral

Mãe de recém-nascida encontrada em lata de lixo é localizada e diz estar arrependida

Um vídeo mostra a mulher caminhando com uma sacola nas mãos de forma tranquila

Geral

Bombinhas divulga novos horários de entrada de ônibus e caminhões

A Prefeitura de Bombinhas publicou o O Decreto Municipal nº 2.678, que altera a regulamentação da utilização de vias públicas para entrada e estacionamento de ônibus e caminhões de carga e descarga

Mais notícias